Análise de Cargas Térmicas


Análise de Cargas Térmicas é um serviço da parte térmica da Engenharia Mecânica que visa otimizar a temperatura ambiente de forma melhorar o conforto térmico e a qualidade de vida daqueles que estão em constante operação em locais de temperaturas elevadas.
Esse serviço é realizado através de cálculos de calor ambiente gerados pode diversos fatores que somados geram uma alta quantidade de carga térmica provocando desconforto em ambientes fechados. É feita uma análise do ambiente desde seu material de construção, até sua localização geográfica, geradores de calor, possíveis trocadores de calor, entre tantos outros fatores que implicam no resultado final. São levados em conta todos os fatores que alteram o calor, sejam as pessoas no ambiente, máquinas, eletrônicos, eletrodomésticos, iluminadores, janelas e tudo que de alguma forma influencia na alteração do calor ambiente. Esse resultado é analisado e assim a partir do resultado final são propostas formas de melhoria térmica para o ambiente em questão.
Como melhoria temos um maior conforto térmico para os funcionários e aqueles que são afetados negativamente pelo calor, aumentando sua produtividade e qualidade no trabalho. Também se faz necessário no que tange a adequação a NR15 no tópico insalubridade por calor, sendo capaz reduzir gastos e taxas de insalubridade exigidas legalmente. Então, ao contratar um esse serviço como benefícios se tem uma melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores, otimização da qualidade de trabalho, redução de gastos e melhoria na produção decorrente do melhor conforto dos funcionários.