Projeto Solar

projetosolar-01

A Ômega Júnior junto com Ejel Consultoria e Projetos Elétricos Jr, estão executando um projeto que visa a estruturação de placas fotovoltaicas para capitação e transformação da energia solar em energia elétrica para ser utilizada no LAPIP (Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial).

A EJEL executa e dimensiona a parte elétrica do projeto como os materiais que vão ser gastos, a dimensão de consumo e a dimensão da estrutura de acordo com o consumo.

A Ômega é responsável pela parte estrutural como o desenho das estruturas das placas e também pela parte do planejamento financeiro, de acordo com os materiais, o planejamento de retorno, como tempo de retorno do dinheiro investido de acordo com a economia que a faculdade vai ter visto que o LAPIP vai se tornar autosustentavel no quesito energia elétrica pois irá produzir toda a energia que consumirá.

O sistema fotovoltaico conectado à rede possui potência instalada de 12,19 KW capaz de atender o consumo mensal do prédio do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP), do Campus Dom Bosco, de aproximadamente 1750 KWh tornando-o autossuficiente, com isso a UFSJ reduz os gastos de energia. Além disso, os membros envolvidos no projeto se desenvolvem e capacitam, pois, estão executando um trabalho de qualidade onde há grande troca de conhecimento e práticas.