Introdução:

A segurança no trabalho vem sendo cada vez mais discutida e cobrada na linha de produção. Com esse intuito, o Ministério do Trabalho criou Normas Regulamentadoras (NR ‘s)  para padronizar e fiscalizar as etapas existentes nas empresas. A NR-12 foi a norma criada para  regulamentar a segurança do trabalho, destinada a assegurar a integridade dos funcionários, reduzir drasticamente o número de acidentes no meio de fabricação, construir para um ambiente de trabalho seguro, organizado e adequado para realização de funções, além de reduzir gastos desnecessários.

 

  • Análise riscos;

Diagnosticar e avaliar riscos é um dos primeiros passos a ser realizado para iniciar algum trabalho. Nessa etapa, os colaboradores compreendem o funcionamento e o limite de cada maquinário, a real periculosidade de cada tarefa, analisam para entender se são aptos para realizá-la e se adequam, por meio de EPI ‘s e EPC’ s.

Além de garantir a segurança do time, a análise preliminar de riscos possibilita alcançar uma melhora na produtividade.

 

  • Sinalizações;

Demarcar e sinalizar locais perigosos é uma das maneiras mais efetivas para redução de riscos e acidentes. Nos locais de produção, muitas máquinas e lugares apresentam periculosidade. A demarcação e sinalização contribui para chamar a atenção dos funcionários e alertar sobre determinado risco. 

Tópico 12.1.6 da NR-12: É permitida a segregação, o bloqueio e a sinalização que impeçam a utilização de máquinas e equipamentos, enquanto estiverem aguardando reparos, adequações de segurança, atualização tecnológica, desativação, desmonte e descarte.”  

 

  • Respeitar limite de trabalho;

Tanto o maquinário quanto os funcionários possuem limite para realização de tarefas. Respeitar o tempo máximo, indicado no manual de uso, de cada máquina reduz  possíveis sobrecargas,falhas e desgastes desnecessários ocasionando em um melhor tempo de vida útil da mesma.

Já o desgaste físico e mental dos funcionários pelas longas jornadas de trabalho também estão relacionados ao aumento do número de acidentes.  Por isso, respeitar o limite de trabalho é essencial para diminuição de risco, garantia da ergonomia e um bom desempenho da equipe em si.

 

  • Equipamentos de Proteção Individuais e Coletivos (EPI’s e EPC’s) adequados;

Na linha de produção, cada atividade  e maquinário possuem certa periculosidade na sua realização e utilização. Alguns desses riscos não podem ser resolvidos totalmente e a utilização de EPI’ s e EPC’ s consegue contorná-los  ou até mesmo reduzir significativamente os danos de possíveis acidentes.

Contudo, é importante salientar que cada atividade e maquinário necessita de um equipamento de proteção específico, portanto, atente-se ao manual de cada maquinário que indica o equipamento ideal e consulte a NR-12 sobre os equipamentos indicados para cada atividade.

Ex EPI’s: Protetores auriculares, óculos de proteção, capacetes,  luvas, botas entre outros; 

Ex EPC ‘s: Sirenes de aviso, placas de alerta, grades de contenção, cones e fitas que delimitam espaços, entre outros.

 

  • Procedimentos de trabalho e segurança;

Além disso, definir procedimentos de trabalhos e os métodos de forma a garantir a segurança dos trabalhadores mitiga os riscos de acidentes por meio da NR12. Com isso, devem ser  elaborados procedimentos de trabalho e segurança específicos, padronizados, com descrição detalhada de cada tarefa, passo a passo, a partir da análise de risco.Ao inicio de cada turno de trabalho ou após nova preparação da máquina ou equipamento, o operador deve efetuar inspeção rotineira das condições de operacionalidade e segurança e, se constatadas anormalidades que afetem a segurança, as atividades devem ser interrompidas, com a comunicação ao superior hierárquico. Nesse contexto, a instituição previne não só acidentes com os operadores , como também a quebra de máquinas.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
  • Aspectos ergonômicos; 

A ergonomia é um aspecto essencial para a diminuição de riscos no ambiente de trabalho. Nesse contexto, as Máquinas e equipamentos devem ser projetados, construídos e operados levando em consideração a necessidade de adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza dos trabalhos a executar. Tal princípio da NR12 oferece condições de bem-estar ao trabalhador de modo que diminui riscos e auxilia na segurança do trabalho através da estruturação dos seguintes fatores: 

  • atendimento da variabilidade das características antropométricas dos operadores;
  • respeito às exigências posturais, cognitivas, movimentos e esforços físicos demandados pelos operadores;
  • os comandos e indicadores devem representar, sempre que possível, a direção do movimento e demais efeitos correspondentes;
  • os sistemas interativos, como ícones, símbolos e instruções devem ser coerentes em sua aparência e função;
  • redução da exigência de força, pressão, preensão, flexão, extensão ou torção dos segmentos corporais;
  • A iluminação favorecimento do desempenho e a confiabilidade das operações, com redução da probabilidade de falhas na operação.

 

  • Inspeções e manutenções regulares;

Outro fator que contribui para a minimização de riscos são as inspeções regulares de forma a oferecer manutenção preditiva e preventiva. Nesse cenário,tais manutenções com potencial de causar acidente de trabalho devem ser objeto de planejamento e gerenciamento efetuado por profissionais legalmente habilitados. Dessa forma, deve-se seguir um cronograma de manutenção com intervenções programadas por meio da utilização de fichas para cada maquinário, com informações importantes como datas de realização das inspeções e manutenções, peças reparadas ou substituídas, condições e segurança do equipamento , nome do responsável pela execução das intervenções, entre outros dados.

  • Capacitações adequadas;

Por último, é de grande importância que toda a empresa esteja ciente dos riscos de segurança existentes no ambiente de trabalho e também como ocorre os processos programáticos da NR12. Com isso, treinamentos com objetivo de aplicar essa norma é essencial para capacitar os técnicos e colaboradores para o uso seguro dos equipamentos e máquinas, reduzindo, portanto, a eliminação de riscos associados ao uso de máquinas e equipamentos. 

 

FALE CONOSCO

 

Produzido por: João Pedro (Gerente de Negócios da Ômega Júnior), Talita Veiga (Coordenadora Administrativo-Financeiro da Ômega Júnior).