Project Description
Você tem um projeto de análise de custos em que podemos ajudar?
Análise de Custos, Chocolateria Di Ferrí
Em 2017, foi realizada uma visita à Chocolateria Di Ferrí, empresa São Joanense reconhecida há mais de 10 anos pela produção artesanal de chocolate. Durante a visita, as proprietárias do estabelecimento mencionaram a necessidade de obter um controle maior sobre os custos de seus produtos, visto que elas não tinham confiança nos preços adotados até então. Diante disso, existia uma dificuldade em saber o real lucro obtido em cada produto, impossibilitando haver um controle sobre as finanças da empresa bem como a lucratividade da mesma. Além disso, sem uma correta gestão financeira, não era possível definir um salário fixo para as proprietárias, mesmo a empresa estando consolidada há anos no mercado. Dessa forma, foi fechado um projeto de análise de custos a fim de sanar tais problemas.
Com a realização do projeto, proporcionamos às clientes um real controle e conhecimento sobre suas finanças, o que permitiu que elas pudessem ter maior visão sobre a empresa, tomando decisões mais embasadas e assertivas. Dessa forma, as proprietárias perceberam a grande importância do projeto realizado e os benefícios gerados pelo mesmo. Logo, após certo tempo de entrega do projeto, a cliente solicitou uma nova negociação. A demanda continuava a mesma: oferecer às clientes o conhecimento dos custos de seus produtos, porém sendo estes produzidos apenas para a Páscoa.
- SOLUÇÃO PROPOSTA
Buscando atender a demanda das clientes, realizamos novamente um projeto de análise de custos personalizado para os produtos de Páscoa. Tal projeto tem como objetivo analisar as variáveis que influenciam na produção dos produtos no que se refere aos custos, e a partir de então estruturar métodos de mapear tais fatores de modo a definir custos fixos e variáveis, definição de base de rateio, margem de lucro e os cenários que possam influenciar suas finanças.
Para tanto, foi desenvolvida uma planilha de gerenciamento financeiro, que de maneira visual, apresentava os custos relativos a cada produto, custos administrativos, mão de obra, matéria prima e embalagem. Dessa forma, a cliente passou a ter o conhecimento de quanto era realmente gasto em cada processo.
- PONTOS CHAVES
O ponto chave para a execução do projeto era encontrar os reais custos dos produtos de Páscoa, sendo então necessário sabermos todos os custos envolvidos de forma direta e indireta na produção dos chocolates. Para isso foi preciso fazer um levantamento muito preciso acerca de tudo que envolvia a produção da chocolateria e um constante cuidado para utilizarmos metodologias e valores corretos. Dessa forma, conseguimos, com o apoio também de nossos professores, desenvolver uma análise mais assertiva, dando assim validade à execução do nosso serviço.
- RESULTADOS
Com a realização do projeto foi possível detectar dois pontos cruciais, sendo o primeiro deles a identificação de um produto que tinha um fluxo de venda considerável, mas que era vendido a um valor 3 reais abaixo de seu preço de custo e então, no final das contas, gerava um grande prejuízo para a empresa. O segundo caso, trata-se de um produto que possuía uma elevada margem de lucro e então representava uma grande possibilidade de a empresa direcionar esforços a fim de aumentar seu faturamento e alcançar melhores resultados, porém como as proprietárias não tinham tal conhecimento, essa oportunidade de obter uma alta lucratividade não era explorada.
Agora cientes desses dados, as proprietárias poderiam tomar decisões de como, quando e onde atacar seu mercado. A primeira solução foi adequar o produto que gerava prejuízo ao seu valor real. A segunda foi ainda mais impactante: decidiram atacar o mercado estrategicamente no período da páscoa, com a venda dos produtos de alta lucratividade. Com essa nova abordagem de mercado, obtiveram o maior faturamento em época de Páscoa e lucros nunca antes atingidos pela chocolateria. O maior impacto foi que, em 10 anos de empresa, esse foi um dos primeiros momentos em que elas puderam realmente ter um salário próprio, e não ficar mais reféns do faturamento da loja.
Com os resultados expressivos gerados pelo projeto, as clientes se tornaram fidelizadas e promotoras. Então além da possibilidade de fechar mais projetos, ainda nos indicaram para outros possíveis clientes na cidade. Esse foi um dos projetos que nos permitiu perceber de fato a transformação e impacto que podemos causar na sociedade e na vida do micro e pequeno empreendedor.
Detalhes
DATA
Dezembro, 2017
CLIENTE
Chocolateria Di Ferrí
TIPO DE PROJETO
Análise de Custos