Project Description
Você tem um projeto de desenho técnico em que podemos ajudar?
Desenho Técnico, Vagão – VLI
Em 2018, a Ômega Júnior for procurada pela VLI Logística, empresa que controla as concessionárias de transporte ferroviário de cargas Ferrovia Centro-Atlântica S.A. e Ferrovia Norte-Sul S.A.
Durante a visita de diagnóstico, a equipe responsável pela oficina de São João del Rei mostrou a necessidade de um registro técnico de alguns de seus ativos, uma vez que, por se tratar de componentes e vagões muito antigos, é necessário que documentos e desenhos técnicos estejam atualizados. . Diante disso, a reposição de peças avariadas, bem como a melhoria delas, ficava comprometida. Dessa forma, foi fechado um projeto de desenho mecânico, onde afim de desenhar e registrar todas as peças solicitadas do vagão.
Com a realização do projeto foi possível perceber que a falta de registro e padrão tinha impacto em vários setores da empresa, além de dificultar os estudos para otimizações mecânicas nos componentes.
Antes mesmo da finalização do projeto, o cliente solicitou uma nova negociação. Dessa vez, em uma vertente totalmente diferente: um plano de negócios, confirmando a qualidade e a confiança nos mais variados serviços que a Ômega Júnior oferece.
O ponto chave para execução do projeto era garantir que as melhores peças, dos mais variados vagões, fossem selecionadas, avaliadas e, então, desenhadas. Como se tratava de componentes muito antigos, foi necessário propor melhorias para a fabricação das futuras peças. Por fim, para garantir a assertividade das medidas e tolerâncias aplicadas, todas as peças foram montadas e entregues em um conjunto 3D, pronto para futuras simulações, alterações e melhorias.
Com a realização do projeto foi possível perceber que a falta de registro e padrão prejudicava muito o negócio. Por vezes, peças relativamente simples que, pela dificuldade de fabricação sem desenhos, paravam um vagão inteiro e, consequentemente, impedia que o fluxo de passageiros fosse aproveitado em seu número máximo. A falta de padrão também dificultava os estudos para otimizações mecânicas nos componentes, acarretando em mais defeitos e troca de peças.
Agora, com os desenhos técnicos de todas as peças, a empresa tem autonomia e maior assertividade na tomada de decisões, seja na troca de peças avariadas, estudos de novos dispositivos acoplados às peças e melhorias no vagão.
Detalhes
DATA
Julho, 2019
CLIENTE
VLI Multimodal S.A
TIPO DE PROJETO
Desenho Técnico