Definição de Layout:
Todas empresas buscam uma unidade de fabricação eficiente e, para isso, é importante que seja dada atenção especial ao layout da instalação. “O layout é a representação do arranjo dos componentes da fabricação de maneira apropriada para alcançar os resultados de produção desejados”. São vários fatores levados em conta para que seja planejado um bom layout: considerar o espaço disponível, o produto final, a segurança dos usuários e a facilidade e conveniência das operações.
Por que disso? É comprovado em muitos casos que a falta de um layout organizado e preciso em um espaço de trabalho mal ordenado pode custar muito dinheiro às empresas. Um layout eficaz garante que haja um fluxo suave e constante de material de produção, equipamento e mão de obra a um custo mínimo.
“Portanto, o principal objetivo do planejamento do layout é projetar um fluxo de trabalho efetivo para tornar os equipamentos e os trabalhadores mais produtivos.”
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Objetivo do Layout:
O objetivo básico do layout, como foi dito anteriormente, é garantir um fluxo de trabalho, material e informações por meio de um sistema, a fim de que haja mais fluidez eficiência. Realizar uma organização do layout de uma empresa pode impactar de forma significativa em como o trabalho é feito e na sua produtividade.
“A chave para o bom layout é a integração das necessidades das pessoas (trabalhadores e clientes), dos materiais e do maquinário de tal forma que eles criem um sistema único, que funcione bem”. Ou seja, um layout ideal deve ser aquele que seja capaz de fornecer uma relação entre matéria-prima, equipamento, mão de obra e produto final a um custo mínimo, em um ambiente seguro e confortável.
Um layout de instalação eficiente e eficaz atende os seguintes objetivos:
- Proporciona o melhor espaço para organizar equipamentos e facilita o movimento de mercadorias
- Cria um ambiente de trabalho seguro e confortável.
- Promove a ordem na produção para um único objetivo
- Reduz o movimento de trabalhadores, matérias-primas e equipamentos
- Aumenta a capacidade de produção da fábrica
Leia também: A importância de um Desenho Técnico para o seu projeto
Fatores que influenciam no planejamento do Layout:
- Facilidade de Expansão ou Mudança Futura – As instalações devem ser projetadas de modo que possam ser facilmente expandidas ou ajustadas para atender às necessidades de produção em constante mudança.
- Fluxo de Movimento – O projeto da instalação deve refletir a importância do fluxo suave do processo. Idealmente, o planejamento do layout deve mostrar as matérias-primas entrando em sua fábrica em uma extremidade e o produto acabado emergindo na outra
- Manuseio de Materiais – Deve-se ter certeza de que o layout da instalação possibilita o manuseio de materiais (produtos, equipamentos…) de maneira ordenada, eficiente e, de preferência, simples.
- Necessidades de Produção – A instalação deve ser planejada de forma a ajudar a empresa a atender às suas necessidades de produção.
- Utilização do Espaço – Esse aspecto do projeto da instalação inclui tudo, desde garantir que as faixas de tráfego sejam largas o suficiente para garantir que os depósitos ou salas de armazenamento de estoque utilizem o máximo de espaço vertical possível.
- Facilidade de Comunicação e Suporte – As instalações devem ser definidas de modo que a comunicação em várias áreas do negócio e as interações com fornecedores e clientes possam ser feitas de maneira fácil e eficaz.
- Satisfação no Trabalho – Inúmeros estudos indicam que a moral dos funcionários tem um grande impacto na produtividade, portanto, deve-se considerar aspectos como: paredes de cores claras, janelas, espaço confortável e até mesmo uma cafeteria próxima à instalação.
- Valor Promocional – Se a empresa normalmente recebe visitantes, clientes, fornecedores, investidores, etc., é interessante certificar-se de que o layout da instalação é atraente, o que aumenta ainda mais a reputação da empresa.
- Segurança – O layout da instalação deve permitir que a empresa opere de forma eficaz de acordo com as diretrizes da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional e outras restrições legais.
Tipos de Layout:
Produto ou Linear: Esse tipo de layout é geralmente usado em sistemas em que um produto precisa ser fabricado ou montado em grandes quantidades. No layout por produto, as máquinas e os serviços auxiliares estão localizados de acordo com a sequência de processamento do produto, ou seja, as máquinas são dispostas na sequência em que a matéria-prima será operada. Este tipo de layout é preferido para a produção contínua, isto é, envolvendo um fluxo contínuo de material em processo para o produto acabado.
Processo ou Funcional: Em um layout por processo, máquinas e serviços similares estão localizados juntos, de tal forma que cada área de trabalho seja “autônoma” e assim, dando liberdade para que o produto possa se movimentar para qualquer estação de trabalho, para finalizar sua produção, sem que seja necessário seguir uma cronologia. Um exemplo de fabricação de um layout de processo é uma oficina mecânica.
Posição Fixa: Neste tipo de layout, o produto é mantido em uma posição fixa e em todos os outros materiais; componentes, ferramentas, máquinas, trabalhadores, etc. são trazidos e organizados em torno dele. Com isso, a montagem ou fabricação são realizadas. O layout posição fixa envolve o sequenciamento e a colocação de estações de trabalho em torno do material ou produto. É usado na montagem de aeronaves, construção naval e na maioria dos projetos de construção.
Celular: É um híbrido entre linear e funcional. Ao mesmo tempo que fica dividida por setores, também segue uma lógica de produção com o objetivo de diminuir o tempo de atravessamento de um produto na linha de produção/montagem. Este modelo de Layout fabril aumenta a velocidade do sistema e agrega flexibilidade no sistema produtivo, já que as células de manufatura podem produzir produtos diferentes e atender a demandas que uma linha seriada não conseguiria.
Conclusão:
Portanto, fica visível entender a importância da aplicação bem sucedida do layout em um ambiente de trabalho, pois em um mundo globalizado e cheio de inovações, as empresas, a fim de sobreviver, devem buscar a liderança no mercado em que atuam e, para isso, um layout bem planejado influencia diretamente na redução de custos, aumento de produtividade, prazo de entrega do produto final e consequentemente garante a competitividade da empresa.