O que é a Gestão de Estoque?

A gestão de estoque consiste basicamente em monitorar e administrar as reservas de materiais e insumos para suprir as necessidades de abastecimento de uma empresa ou negócio, controlando também os custos. Assim, a gestão de estoques deve considerar as necessidades dos clientes com os custos incorridos. Gestão de estoque tem como objetivo o acompanhamento dos produtos presentes em estoque. A partir de uma análise será possível a obtenção de valores de estoque mínimo para todos os produtos, levando a uma melhor organização do sistema de produção da empresa bem como evitar a compra excessiva ou a falta de insumos.

Automatização da gestão de estoque

A automação da gestão de estoque está cada vez mais ganhando destaque entre as empresas no mercado atual. Estão cada dia mais, apostando neste recurso que traz inúmeras vantagens para seus negócios, sendo melhorar a precisão e a eficiência dos processos. 

A gestão de estoque automatizada consiste no controle de tarefas de um espaço usado para estocagem de materiais a partir de um sistema de gestão empresarial. Investir na automatização da gestão de estoque a partir da aplicação de um software, também é um modo de diminuir o retrabalho, integrar todas as áreas da produção, e ter apoio na tomada de decisões e reduzir custos.

Com a utilização da automação da gestão de estoque, pode-se evitar vários problemas como erros na contagem de itens, assegurando os dados sempre atualizados em tempo real. Isso só é possível porque, com a automação, as informações sobre o estoque podem ser acessadas de qualquer dispositivo a qualquer momento, precisando apenas estar conectado à internet. A automação acaba excluindo atividades desenvolvidas de forma manual, o que garante um maior controle e aumenta a precisão nas informações. 

Para automatizar o estoque, é preciso investir em um sistema de gestão que satisfaça todas as tarefas direcionadas a essa área: recebimento, movimentação, estocagem, conferência, expedição e emissão de documentos. A fim de começar esse processo de automação de forma eficiente, é necessário seguir algumas etapas, tais como:

  • Fazer o mapeamento dos processos – o que vai ajudar a identificar falhas;
  • Criar ações de melhoria e de correção – que são de grande ajuda para otimizar os métodos de trabalho e minimizar os pontos fracos;
  • Implementar as ações criadas;
  • Fazer uma avaliação dos resultados – se ainda não estiverem satisfatórios, é preciso voltar para os três passos anteriores;
  • Formalizar o novo processo a partir de um documento que especifica o modo adequado de fazer a atividade, bem como os recursos e as ferramentas necessárias e o tempo estimado;
  • Treinar os profissionais para que conheçam o novo método, estando sempre cientes da relevância que essas mudanças vão trazer para a empresa – isso é imprescindível para que o processo funcione de forma correta.

Seguindo o passo a passo, tudo isso torna a operação muito mais eficiente e confiável. 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Quais são as vantagens da automatização da gestão de estoque?

  • Otimização e agilidade em processos

Uma das vantagens mais significativas da automatização é o aumento da produtividade. Isso acontece porque a automatização do controle de estoque aprimora a visão que gestores têm sobre seus produtos, o’que faz toda a diferença para o potencial de otimização dos processos de logística interna.

Dessa forma, é fato que ao otimizar os processos de logística interna é possível aperfeiçoar o planejamento no controle de produção, e consequentemente, adquirindo qualidade nesse processos e diminuindo o tempo gasto.

  • Mais rastreabilidade para o estoque

Com a automatização, você pode ter um controle mais preciso das entradas e das saídas do estoque, assegurando a possibilidade de acompanhamento de todos os itens e de todas as suas demandas.

Portanto, o gestor do futuro precisa de informações mais consistentes para fazer um melhor cálculo de giro de estoque, negociar melhor com os fornecedores e garantir que não falte nenhum item quando a empresa mais precisa dele.

  • Menos erros e desperdícios

Erros no estoque são prejudiciais em qualquer cenário. Em uma produção, podem significar perda de qualidade ou desperdício de insumos. Em um varejo, podem causar equívocos na preparação de pedidos e resultar em insatisfação do cliente.

Quando se automatiza o controle de estoque, você elimina uma série de processos manuais que poderiam ser fontes de erros. É fato que com uma menor quantidade de erros humanos e com a redução do retrabalho, aumenta-se a eficiência e a produtividade. Logo, gestores e colaboradores podem investir mais tempo na criação de diferenciais competitivos e de inovações.

  • Atualização em tempo real

Com a automação, as atualizações referentes ao estoque são realizadas de forma instantânea — tanto para efetuar compras quanto para vendas. Quando o controle é feito manualmente, essa atualização pode ser muito tardia, podendo provocar furos no estoque.

  • Redução de custos

A partir dos pontos levantados anteriormente, é possível concluir que se há menos erros e desperdícios no estoque, há menos gastos para a empresa. Enquanto muitos gestores ainda pensam em uma solução do tipo como um gasto, a verdade é que ela é um investimento com retorno imediato em reestruturação e enxugamento de custos.

Tem interesse em automatizar sua gestão de estoque e adquirir todas essas vantagens para sua empresa? Entre em contato conosco!

FALE CONOSCO

 

Produzido por: Larissa Braga (Assessora de Vice-Presidência), Gabriel Fidelis.