História
Antes de mais nada, que tal falarmos um pouco de história? A necessidade de estabelecer uma métrica(valor) para um determinado material para que seja possível uma troca(venda) de igual valor é quase tão antiga quanto a vida em sociedade, essa necessidade migrou para o atual cenário pós moderno e como podemos notar desde o fim da Guerra Fria e a consolidação do modelo econômico capitalista o consumismo no Brasil aumentou drasticamente, e o atual cenário econômico do país tem obrigado a muito gestores a terem que se atentar mais aos detalhes de uma boa gestão.
Vocês podem estar se perguntando porque estamos falando de historia, porém, um dos tópicos dentro dessa tal boa gestão, é o estudo da composição de preço de produtos e serviços, visto que um erro nesse calculo é prejuízo na certa. Dito isso, para qualquer tomador de decisão dentro de uma empresa é fundamental a realização da análise de custos de forma que obtenha um maior controle sobre o preço final do produto.
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O que são Custos?
Primeiramente, é preciso saber que custos e despesas são conceitos diferentes, as despesas são os gastos que uma empresa precisa efetuar para que assegure seu funcionamento e siga funcionando bem, seja, salários, propaganda, marketing. Enquanto os custos estão ligados a entrega dos bens produzidos, tais como, fabricação ou aquisição , matéria prima, mão de obra, energia elétrica, depreciação de maquina, impostos e etc. Os custos ainda se dividem entre custos fixos e
variáveis, onde os fixos não pedem quantidade fabricada pela empresa, e os variáveis são os que oscilam de acordo com a produção.
A principal diferença entre despesas e custo e que esse ultimo possui retorno financeiro. O conceito de custo é muitas vezes confundido com os conceitos de preço. É valido salientar que se não souber distinguir corretamente pode vir a atrapalhar o processo de análise.
O que é Análise de Custos?
De forma básica, todo investimento que uma empresa necessita fazer para realizar suas atividades é considerado custos e isso inclui tanto a criação de um produto quanto a oferta de um serviço. Nessa definição, englobamos os insumos, a energia elétrica, transporte, mão de obra, equipamentos e etc. Sem conseguir distinguir os valores que compõem esses recursos é impossível saber sua margem de lucro, e ai temos um grande problema, pois se você não conhece sua lucratividade do que adiantaria aumentar sua vendas?
Você poderia triplicar seu trabalho/rendimento e ainda tomar prejuízo e esse é uma hipótese que ninguém quer estar inserido. Queremos ajudar você a subir seu negócio, podendo lucrar o máximo no local onde residem e poder usar esse dinheiro que vamos ajudar a economizar como algo para vendas, como marketing e negócios, desta forma o dinheiro seria usado com algo útil.
Objetivos da Gestão de Custos
Um dos principais objetivos de uma análise de custos é que ela te fornece segurança na hora de definir sua margem de lucro em cada item. Isso acontece
porque a formação do preço de venda de um produto esta inteiramente ligada a apuração de todas as despesas. Se você tem dificuldade no controle financeiro, saiba que essa habilidade é essencial no mercado atual podendo se manter ativo nas competições. Segue abaixo três objetivos para análise de custos:
Conseguir acesso a dados sobre o rendimento de o desempenho de diversos locais.
Auxiliar no controle, planejamento e desenvolvimento das operações.
Fornecer informações que vão ser muito útil na hora da tomada de decisão.
Ainda possui dificuldades em estabelecer o valor real dos seus produtos ou serviços?