Introdução

A desorganização financeira é a principal causa de falhas, é um divisor de águas entre o fracasso e o sucesso tanto na vida pessoal quanto no universo do empreendedorismo. A falta de conhecimento sobre as formas que o dinheiro é gasto sem sequer avaliar se há uma forma melhor impacta diretamente na lucratividade da empresa, esses desperdícios afetam o preço dos produtos e serviços e a credibilidade da empresa, e vale ressaltar que a concorrência é constante em todos os ramos, logo se adaptar é essencial para não ser deixado para trás. O serviço de Análise de Custos se tornou uma ferramenta que ajuda todas as empresas a mapear os impactos e custos de suas operações e é de alta necessidade para pequenos empreendedores e para empreendedores já experientes.

Quer ter uma noção de como a organização financeira afeta o seu negócio e formas de implementar ? Aqui vamos apresentar um pouco sobre esse serviço e 5 dicas de como implementá-lo tanto para a vida pessoal quanto corporativa.

O que é?

Se formos tratar de uma forma mais formal a Análise de Custo nada mais é do que o registro contábil das operações da empresa, mas esse não é nosso objetivo. Nosso objetivo aqui é tratar do assunto da forma mais clara possível e, para isso, vamos começar falando sobre o que é a Análise de Custo? É uma estratégia adotada por empresas para que se obtenha maior exatidão dos gastos gerais da empresa durante um determinado período estabelecido pela mesma e, não apenas com valores fixos da empresa mas também com aqueles custos que são mais indiretos nos permitindo fazer uma mensuração mais assertiva através de um critério de rateio que melhor se encaixa na necessidade da empresa. 

Agora que já temos conhecimento sobre o que é, quais são os tipos de Análise de Custos? Atualmente, contamos com 4 tipos sendo elas: custos diretos, indiretos, fixos e variáveis.


O custo direto é realizado com os produtos e serviços já existentes na empresa. O que nos permite uma melhor mensuração dos gastos no final do período estabelecido. 

Os custos indiretos são aqueles que vão surgindo durante o período ou que não estejam ligados diretamente com o propósito final da empresa. Assim, é comum usar as técnicas de rateio para conseguir determinar uma quantia aproximada daquelas que definimos através de cálculos.

Os custos fixos são aqueles ligados com a frequência em que eles ocorrem mensalmente. Mas vale aqui ressaltar que que custo fixo não quer dizer que será sempre o mesmo valor mas que sim esses custos sempre estarão lá. 

Os custos variáveis são os que sofrem alteração com frequência ou com menos prazo que os demais.

Vemos que essa ferramenta pode nos servir como apoio ao controle, o que nos permite comparar custos, ocorrência dos custos em um determinado período, com os padrões de orçamento pré determinados permitindo mensurar com maior precisão desperdícios e perdas dentro do processo de produção bem como auxiliar os gestores em tomadas de decisões importantes. Essa ferramenta também nos trás como benefício maior segurança para entendermos as margens de contribuição e rentabilidade dos produtos fabricados ou vendidos pela empresa. Além de nos permitir admitir ações de melhoria contínua, buscando progredir os padrões de produção para permanecer dentro daquilo que foi planejado para o orçamento e o mais próximo possível dos níveis ideais estabelecidos também. 

Dicas

  • Defina a unidade de análise:

O primeiro passo a se dar para implementar o setor financeiro é ter conhecimento de tudo que será considerado como gasto. É bem comum que os gastos sejam medidos em dinheiro mas também podem ser calculados com outras variáveis, tais como esforço, tempo, custos de transporte, dentre outros. 

  • Controle os registros de entrada e saída:

Registrar e controlar a saída e entrada de mercadorias ou matéria prima é entender todos os custos gerados e uma forma de prever cenários para a empresa, é indiscutível sua importância e principalmente para não ser ultrapassado pela concorrência. 

Ter um bom controle de estoque é imprescindível e seu vínculo está diretamente ligado a um bom controle de custos, colaborando para analisar melhor as necessidades exigidas pela demanda de mercado e marcam a diferença entre o fracasso e o sucesso de uma empresa no seu ramo de atuação. Controlar um fluxo de uma empresa pode ser comparada a controlar a entrada de insumos em uma residência, deve-se levar em conta os fatores de consumo e priorizar a ordem de necessidade, dessa forma é possível identificar os desperdícios, obviamente uma empresa é mais complexa que uma simples casa e requer uma análise profunda nos custos e nos diversos fatores abrangentes.

É evidente que com o aprofundamento da análise, os valores tidos como desperdícios começam a ficar menores e cada vez menos “relevantes”, mesmo assim é importante focar até nesses valores? Sim! Com base nessa constatação, vale a pena ressaltar que a longo prazo esses valores economizados se acumulam e se tornam um lucro ainda maior.

  •  Saiba os seus custos:

Qualquer ação do ramo empresarial está sujeita a vários custos, que podem ser vistos como tudo aquilo que um negócio gasta para operar, que podem ser impostos, despesas de produção, taxas dentre outros. Baseado nisso os custos são divididos em 4 tipos:

Custos diretos – São todos os gastos que impactam diretamente no foco da empresa relacionados aos produtos ou serviços oferecidos e são simples de identificar, sendo custos envolvendo matéria prima e a mão de obra utilizada. Que pode ser controlado através da contabilidade de entrada e saída ou com base em cálculos.  

Custos indiretos – São gastos que não impactam diretamente no valor dos serviços da empresa mas são vitais para o funcionamento, sendo eles serviços de água, internet, telefonia, medidas segurança, etc. 

Custos fixos – A definição de fixo é relacionada a frequência que aparecem, seu valor nem sempre é o mesmo entretanto eles sempre vão estar ali no mesmo prazo, essa categoria engloba custos realizados de maneira periódica, como por exemplo salários, aluguel

Custos variáveis – Esses são os custos cujo os valores sofrem alterações em prazos curtos. A matéria prima, por exemplo, a quantidade comprada muda de acordo com a proposta de produção, a demanda e a situação das vendas realizadas. 

  • Utilizando a tecnologia:

Cada vez mais a tecnologia está se integrando e desenvolvendo dentro de todos os comércios e em um amplo arco impactando desde as grandes corporações até os pequenos comerciantes. Mesmo com todas as informações de entrada e saída, agora deve lidar um outro problema, o fluxo de números, que além de terem uma visualização pouco atrativa, demanda tempo para que seja alterado e analisado. Portanto também é evidente a necessidade da implementação da tecnologia por meio de softwares simples ou mais complexos, por exemplo, um dos mais utilizados em análises de custos são o Excel e o Power BI, e o intuito principal é tornar as informações visuais mais coerentes, interativas e economizar mais tempo pela interpretação de dados realizadas via computador.

  • Mapeamento de operações e metas:

Um dos objetivos da análise de custos é mapear todas as operações da empresa para facilitar a visualização de pontos fortes e fracos, além dos desperdícios anteriormente citados. É interessante criar metas a serem alcançadas, desse modo é possível ter parâmetros de comparação depois de um período e ver quais ações são mais interessantes para o negócio além do remanejamento de capital para investir de formas mais estratégica. 

  • Não faça sozinho:

Uma análise de custos é um serviço complexo envolvendo uma análise abrangente e esquemática de toda a empresa e torna-se fundamental para a saúde financeira de qualquer empreendimento. Contratar uma empresa que faça essa análise é muito recomendado e o retorno financeiro e organizacional a longo e médio prazo é completamente visível.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Benefícios

Como citado anteriormente, um controle de custos eficiente é fundamental para uma gestão com decisões mais assertivas e colabora para o desenvolvimento sólido do seu negócio. Aqui estão listada algumas dos principais benefícios de implementar o conceito de análise de custo:

  • Dados mais enriquecidos, a empresa compreende como, quando e quanto dos recursos está sendo utilizados, se estão sendo realmente efetivos ou se podem ser melhor direcionados;
  • Melhor assertividade em tomada de decisão , de maneira com que os investimentos tornem-se cada vez mais estratégicos;
  • Ciência da exatidão dos custos, o que favorece a organização e o acompanhamento;
  • Agilidade no diagnóstico financeiro, o que garante que a empresa não incorra em gastos necessários por quaisquer falhas na composição das contas.

Fechamento

Por fim, para garantir que a empresa terá a melhor implementação é possível contratar os serviços disponibilizados pela Empresa Ômega Júnior, que é uma empresa que oferece serviços de engenharia de produção e engenharia mecânica, onde analisaremos o cenário atual da empresa, onde se pretende chegar, qual a melhor forma e tipo de custo para ser aplicado na empresa, entre outros. Temos hoje, diversos “cases” de sucesso, como por exemplo: Pizza Trip, Adega 33, Di Ferri.

Com os melhores custos e benefícios que se pode pode encontrar dentro do mercado com especialização em pós venda, fazemos o acompanhamento com a empresa para garantir que todos os responsáveis possam utilizar a ferramenta da melhor maneira possível

“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito” Pitágoras.

FALE CONOSCO

 

Produzido por: Victor Hugo (Gerente de Projetos da Ômega Júnior), Regiane Oliveira.