História da Ergonomia

O termo ergonomia vem originalmente das palavras gregas ergon (trabalho) e nomos (legislação) é o conjunto de ciências e tecnologias que procura o ajuste confortável e produtivo entre o ser humano e o seu trabalho, basicamente procurando adaptar o trabalho às características do ser humano. O fato de a palavra ergonomia ter sido cunhada por um estudioso polonês, Wojciech Jastrzębowski, em 1857, tornou-a amplamente conhecida apenas quando seu livro em polonês foi reimpresso com tradução em inglês em 1997.

Associação entre “trabalho” e “saúde”, em outras palavras, os tipos de “problemas de saúde” causados ​​pelo “trabalho” eram frequentemente relatados mesmo na era do Egito antigo e no período grego e romano. É em “De morbis artificum diatriba”, um clássico de Bernardino Ramazzini (1633-1714), médico italiano, que a relação entre condições de trabalho e patologia foi sistematizada pela primeira vez do ponto de vista da saúde ocupacional. Neste livro, não apenas os distúrbios respiratórios, como asma e tuberculose, causados ​​por partículas finas, mas os efeitos de posturas desajeitadas no corpo dos trabalhadores, foram referidos como doenças observadas entre os mineiros. Pode-se dizer que a era da industrialização, promovida pela Revolução Industrial iniciada no século XVIII, exigiu esclarecimentos sobre a relação entre trabalho e saúde.

No entanto, o desenvolvimento de medidas preventivas baseadas em uma perspectiva ergonômica e métodos e abordagens ergonômicas, como a medição da fadiga ocupacional e o estabelecimento de princípios na gestão científica do trabalho, tiveram que esperar até o início do século XX.

Em 1919, foi publicada em inglês a “Ciência do Trabalho e Sua Organização (The Science of Labour and Its Organization)”, de Józefa Joteyko, cientista polonês, em que foram discutidas em detalhes a medição da fadiga ocupacional e os princípios na gestão científica do trabalho.

NR 17 – Norma Regulamentadora Nº 17

As NRs, normas regulamentadoras, são um conjunto de regras que foram criadas com o intuito de regulamentar e orientar os procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e a medicina do trabalho.

Definida na Portaria N.° 3.214 do Ministério do Trabalho e Previdência Social, de 8 de junho de 1978, a NR17 contém detalhes obrigatórios a todas as empresas que se enquadram na CLT, Consolidação das Leis do Trabalho.

A NR17 é voltada para ergonomia, em seu conteúdo cita que: “visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.”

Para ler a Portaria N.° 3.214 completa da NR17, acesse o documento direto do website no Ministério do Trabalho.

Norma Regulamentadora Nº 17

Norma Regulamentadora Nº 17

Por trás dessa norma regulamentadora é onde está estabelecido as diretrizes de boas práticas de ergonomia. Lembramos que o conceito trata da ciência que promove adaptações de ambientes, objetos e equipamentos para um determinado contexto. Sua principal função é melhor a qualidade de vida e a atividade exercida.

Dessa forma, proporcionando um melhor rendimento dos colaboradores, ao mesmo tempo em que são prevenidas patologias derivadas de repetição e má postura. As normas não são as únicas, por isto que para cada função haverá normas apropriadas de boas práticas. O importante é a sempre olhar as necessidades psicofisiológicas dos profissionais da empresa e prover adaptações.

Para qualquer ação traçada quando se trata de ergonomia devemos sempre levar em conta a NR 17 e

  • Conforto;
  • Segurança;
  • Eficiência.

para que dessa forma você seja mais produtivo e evite ter custos desnecessário e inesperados.

Todos sabemos que o Home office é uma tendência de futuro, ele veio forçado para muitos e vai acabar se consolidando como um modelo de serviço muito rentável e favorável paras as empresas. Porém, por estarem em casa as pessoas se desligam um pouco dos cuidados com sua postura, e isso não traz resultados negativos apenas para sua saúde, mas também para sua empresa.

Devemos interligar o home office com a ergonomia, no nosso post blog em que damos dicas para ser mais produtivo,

Home office: 8 dicas para ser mais produtivo

a número “5 – Mantenha um espaço de escritório dedicado”, aborda também o seu escritório em casa e aqui pedimos atenção quanto a forma como você arrumou esse local, levando em conta todas as dicas que daremos nesse post. Pois assim, juntando as dicas de home office e ergonomia, você com certeza sentira um bem estar muito maior e será mais produtivo.

Lembre-se de manter a postura até mesmo quando estiver apenas mexendo em suas redes sociais, como o Instagram.

15 dicas de ergonomia no escritório para ajudar a evitar fadiga e ser mais produtivo

Uma estação de trabalho de escritório ergonomicamente correta o ajudará a evitar fadiga e desconforto – quem não quer isso? Se você é um profissional que utiliza um escritório em seu ambiente de trabalho e que deseja evitar o cansaço, seguir algumas diretrizes simples pode ajudá-lo a melhorar significativamente sua estação de trabalho no escritório. Siga estas dicas rápidas e fáceis de ergonomia do escritório para diminuir a fadiga, o desconforto e o estresse físico, além de aumentar o conforto e a produtividade.

1) Avalie a distância entre os seus olhos e monitor do seu computador, e ajuste da melhor forma possível.

2) Posicione o mouse de forma que este fique junto do teclado.

3) Conheça sua cadeira e se informe acerca de seus mecanismos de ajuste, de forma que consiga usá-los da melhor maneira.

4) Suas coxas e tronco devem estar alinhados de maneira que formem um ângulo de aproximadamente 100 a 110 graus.

5) Seus pés devem estar totalmente apoiados, se ocorrer de seus pés não alcançarem o solo, adapte um apoio.

6) Procure fazer suas atividades diárias com sapatos de até, no máximo, 2 cm de salto.

7) Não posicione objetos pesados ou documentos em gavetas que estejam próximas ao piso.

8) Sente-se com postura na cadeira para realizar suas atividades, alinhe-se com o eixo da cadeira e evite sentar torto.

Postura correta em cadeira

Postura correta em cadeira

9) Programe pausas para fazer movimentos contrários ao que você realiza durante o trabalho e faça alongamentos.

10) Ajuste sua cadeira, para que ela lhe forneça um bom apoio e proteja sua coluna.

11) Utilize a altura dos seus olhos como referência, para posicionar a altura superior do monitor de vídeo, este nunca deve ficar acima do referencial.

12) Objetos de uso constante, como telefone, canetas, cadernos, devem ficar o mais próximo possível de você.

13) Seus cotovelos devem ficar à altura da tampa da mesa.

14) Dedique alguns minutos durante sua semana, para pelo menos realizar alguns exercícios físicos, de preferência sob orientação profissional.

15) Realize um estudo de Layout do seu ambiente de trabalho e posicione ao lado das janelas o monitor do seu computador pois este será o melhor local para ele. Caso não seja possível, bloqueie a passagem de luz com persianas ou cortinas.

Layout

Por que a ergonomia é importante?

A ergonomia é importante porque quando você está fazendo um trabalho e seu o corpo é estressado por uma postura desajeitada, temperatura extrema ou movimento repetido, seu sistema músculo-esqueleto é afetado. Seu o corpo pode começar a apresentar sintomas como fadiga, desconforto, e dor, que podem ser os primeiros sinais de algum distúrbio.

Como foi visto, a ergonomia muito se preocupa com as condições do seu ambiente de trabalho. Afinal, a baixa produtividade está diretamente ligada ao desconforto gerado por uma má adequação do corpo a um determinado equipamento de trabalho. A jornada de trabalho exaustiva e pode resultar em doenças ocupacionais à longo prazo.

Dentre as doenças ocupacionais mais comuns hoje em dia, a maioria está diretamente relacionada à falta de ergonomia no trabalho, doenças ocupacionais como:

  • Lesão por Esforço Repetitivo (LER);
  • Estresse;
  • Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho (DORTs);
  • Surdez (Temporária ou permanente).

poderiam ser facilmente evitadas com simples cuidados ergonômicos.

Quer saber mais sobre ergonomia e produtividade? Entre em contato conosco.

Fale conosco