Introdução
É notório que o país vive hoje uma crise que nos traz muitos desafios. A pandemia do coronavírus representa uma ameaça e grande incerteza aos negócios, mas pode ser também uma oportunidade de fazer diferente e descobrir novos caminhos.
E é nesses momentos que a inovação se mostra como um diferencial para os pequenos negócios. Afinal, como dizia Leon C. Megginson, não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças, e assim funciona na economia moderna.
Porém, há um paradigma de que inovação está totalmente ligada a grandes organizações e ao uso de alta tecnologia e automação. Mas, na realidade, a ideia de inovação vai além disso. Ela representa a exploração de novas ideias, melhorias e pode ser aplicada em pequenas, médias e grandes empresas por meio de ações incrementais.
A inovação está muito ligada a uma soft skill que vem tomando cada vez mais espaço e importância no mundo dos negócios como forma de competitividade, a criatividade, que nada mais é do que a habilidade de usar a imaginação para resolver problemas. Logo, inovar numa organização significa propor soluções, novas ideias para problemas e desafios específicos.
E num momento de crise são inúmeras as dificuldades e obstáculos a serem enfrentados diariamente, portanto, a inovação se torna uma saída para os negócios a sanarem tais problemas, podendo encontrar formas de melhorar processos, adaptar o modelo de negócios, criar novas soluções ou simplesmente vender o mesmo produto/serviço de sempre, mas de uma forma diferente.
Exemplo disso é uma fotógrafa de Brasília que usou da criatividade para reinventar seu negócio, evitando grande impacto em sua renda durante a crise do Covid-19. Sem festas e quaisquer eventos sociais, Tainá Frota apostou em novos modelos de produtos e serviços para a manter as vendas.
Como acredita que a fotografia é um importante elo com a memória afetiva, a fotógrafa vê essa quarentena como um momento histórico a ser registrado pelas famílias. Pensando nisso, decidiu oferecer fotos realizadas à distância.
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Para realizar o trabalho, ela usa um aplicativo que permite ver o que está sendo captado pela lente do celular do cliente, mas ela é a profissional que faz o disparo.
Segundo ela, o resultado foi positivo, contou com boa aceitação dos clientes e ainda a possibilitou expandir sua área de atuação, que foi estendida para o mundo todo.
Outro exemplo de empreendimento que viu a crise como oportunidade para inovar, foi a Magazine Luiza, que lançou uma plataforma digital gratuita de vendas denominada de Parceiro Magalu, o projeto que estava sendo planejado para se concretizar em cinco meses, após os indícios de anúncio de isolamento social, foi executado em cinco dias.
A plataforma visa ajudar autônomos, micro e pequenos varejistas a continuarem a vender mesmo durante a crise. Tendo acesso aos 20 milhões de clientes do Magazine Luiza, os pequenos comerciantes podem oferecer seus produtos tanto no site, como no aplicativo da companhia. Assim, aqueles que ainda não possuem canais de venda online conseguem montar, de maneira simples, suas próprias lojas virtuais, uma estratégia que se mostrou extremamente necessária no período da quarentena.
Na prática, para usar a inovação a nosso favor e fazer acontecer é preciso se preparar, pensar em fatores importantes para definir as melhores estratégias e seguir o melhor caminho possível para o momento.
1 – Crie/adapte seu planejamento estratégico
O planejamento estratégico funciona como um guia para o alcance dos objetivos de uma organização, é o que orienta as empresas na tomada de decisões e na distribuição de seus recursos no período que virá a seguir.
É um trabalho que deve ser desenvolvido por qualquer negócio, independentemente do porte ou área de atuação. Afinal, como todas as empresas almejam crescer, atingir metas e objetivos, é necessário pensar em como chegar lá, se organizar e elaborar planos de ação que gerem resultados.
E num contexto de crise, seguir um planejamento estratégico se torna ainda mais fundamental. Se sua empresa está sendo afetada pela crise, separe um tempo e direcione os esforços necessários para a elaboração, pois é esta ferramenta que irá direcionar seu negócio para passar pela crise da melhor maneira possível.
2 – Crie um ambiente propício para a criação de novas ideias
Hoje o mundo dos negócios está cada vez mais prático e automatizado, mas se existe algo em que nos destacamos e nos diferenciamos entre robôs e computadores é o nosso grande poder de imaginação.
Toda mudança começa com uma ideia e toda ideia surge da imaginação. Logo, é preciso que as empresas estimulem novas opiniões e criem uma cultura de inovação dentro da empresa. Seja por inserção de todos os colaboradores em processos de brainstorming, criação de “caixinha” de sugestões, etc. E para isso, as pessoas precisam se sentir confortáveis, portanto, não deve haver espaço para julgamentos. Toda ideia é bem vinda e dela podem surgir grandes transformações.
3 – Analise os riscos
Análise de riscos consiste na verificação dos pontos críticos, eventualidades e interferências que possam vir a comprometer a execução de planos de ação, projetos e resultados da empresa em geral.
Um processo inovador que envolve mudanças e novas ideias a serem implementadas envolve alguns riscos, e inseridos num momento de crise, esses riscos aumentam ainda mais, logo, precisam ser analisados com maior profundidade. Além de analisá-los é preciso definir planos de ação para evitar e mitigar o impacto deles.
Portanto, teste seu produto, analise sua aceitação com alguns clientes antes de investir mais recursos, colete os resultados e percepções para traçar melhorias e definir de fato a estratégia a ser seguida.
4- Ouça seu cliente
Neste momento, relembre que o cliente é seu foco e que você deve trabalhar pensando nele. Todas as ações e estratégias a serem seguidas pela empresa devem, de alguma forma, gerar valor para o cliente e tornar a experiência ainda melhor.
Portanto, para pensar em novas e melhores ideias, você precisa analisar o mercado, entender quais são os desafios e problemas hoje vividos por seus clientes. Para isso, você precisa ouvir o que eles têm a dizer.
Faça uma coleta com antigos ou possíveis clientes. Analise constantemente a situação e respostas que o mercado oferece que se relacionam ao segmento de atuação da sua empresa. Utilize de ferramentas como o Mapa de Empatia e Canvas de Proposta de Valor para entender o perfil, sentimentos, necessidades do seu cliente neste momento e observar como suas soluções têm se apresentado como resposta para tais desafios.
Tempos de crise com certeza não são fáceis, por isso é necessário fazer diferente e se destacar frente a seus concorrentes. Seguindo estes passos você e sua organização estarão a caminho da inovação. Mas lembre-se, é um processo, o importante é criar um ambiente favorável à novas ideias e instigar seu time constantemente.
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