Introdução

O Planejamento Estratégico é um processo administrativo, de responsabilidade da cúpula da organização, que visa a análise sistemática dos pontos fortes e fracos da organização, e das oportunidades e ameaças do cenário de atuação, com o intuito de estabelecer propósitos, objetivos, ações estratégias que possibilitem o aumento da competitividade da organização.
Pode ser definido como sendo um processo de desenvolvimento e manutenção de estratégias de atuação entre os objetivos da organização e as oportunidades existentes no meio em que atua.
Faz parte do planejamento organizacional da empresa, junto com o planejamento tático e o operacional.

planejamento

Qual a importância do planejamento estratégico?

Proporciona análises de melhorias

Um dos pontos especificados de maior importância do planejamento estratégico é a análise de forças e fraquezas que a empresa possui. Esses aspectos estão diretamente ligados aos processos internos da empresa e auxiliam no entendimento do que pode ser feito para que melhorias sejam alcançadas.

Ao passo que eliminar ― ou reduzir ― as fraquezas proporciona uma estrutura mais eficiente, e identificar as forças e maximizá-las ajuda a alcançar diferenciais competitivos.

Auxilia na identificação de influenciadores externos

Outra questão abordada na elaboração de um planejamento estratégico é a identificação das oportunidades e ameaças. Diferentemente das forças e fraquezas ― que são inerentes ao ambiente interno ― as oportunidades e ameaças são influências que surgem através do meio externo, mas que possuem a capacidade de impactar nos resultados da empresa.

Essas influências podem estar relacionadas aos concorrentes, alterações e tendências de mercado, iniciativas governamentais e surgimento de novas leis, por exemplo.

Ao conhecer esses pontos, muitas vezes com auxílio de pesquisas de tendências de mercado e outras análises, o gestor pode se preparar de forma que as ameaças não afetem o negócio ― ou que tenham o mínimo de impacto ― e aproveitar as oportunidades, conseguindo resultados ainda melhores do que os que foram planejados.

Análise de custos

Especifica as estratégias

Um ponto que não pode faltar de forma alguma em um bom planejamento estratégico é a definição dos objetivos e quais serão as estratégias adotadas pela empresa para que as metas possam ser alcançadas. Sendo assim, é esse documento que norteará o gestor em suas ações, a respeito do que precisa ser feito.

Define planos de ação

Outro fator que justifica a importância do planejamento estratégico é necessidade de criar planos de ação, com as estratégias já definidas. Esses planos são os responsáveis pela parte prática da execução das estratégias.

Normalmente eles são criados desdobrando os objetivos em metas menores, fornecendo diretrizes aos processos e atingindo todos os níveis da hierarquia da organização.

Por exemplo: define-se que o objetivo principal é alavancar as vendas. A partir daí, se estabelece pequenas metas ― e seus respectivos planos de ação ― que, bem executados, conduzem ao objetivo macro, que é aumentar o volume de vendas. Esses pequenos objetivos podem ser: adquirir uma máquina nova para a produção, investir mais em divulgação, ampliar o público-alvo, entre outras coisas.

Orienta para resultados

Por fim, podemos dizer que o planejamento estratégico, além de fornecer as premissas que um gestor precisa para conduzir seus negócios, indica o caminho que precisa ser trilhado, de acordo com as metas estabelecidas. Desta forma, podemos dizer que o plano possui foco para resultados.

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Como montar um planejamento estratégico eficiente?

Existem alguns aspectos fundamentais a serem considerados na hora de montar um planejamento estratégico para o seu negócio. Confira alguns:

1) Reúna sua equipe de gestores

Cada gestor sabe exatamente o que acontece no seu setor, as necessidade e desafios enfrentados no dia a dia. Por isso, é importante definir o planejamento estratégico da sua empresa levando em consideração as opiniões e conselhos de quem está ativo na área.

2) Analise o seu cenário

Os gestores deverão se preocupar em levantar os pontos altos e baixos da empresa, de forma a identificar onde o estabelecimento está inserido na sua área de mercado. Os planejadores buscarão, portanto, quais são os fatores internos e externos que têm impacto na realidade da empresa. O objetivo primordial desta etapa é compreender, com a maior clareza possível, em que contexto a empresa está inserida.

Dentro da análise do cenário, está a análise macroambiental, que visa identificar ameaças de mercado e oportunidades em potencial para o crescimento e desenvolvimento da empresa. Para executar uma análise macroambiental, deve-se levantar questões referentes às forças econômicas, tecnológicas, sociais e político-legais da empresa.

3) Junte informações

O próximo passo é reunir o máximo de informações relevantes que possam servir como base para definir a estratégia. Analise o desempenho do ano anterior, as oportunidades perdidas, as movimentações do mercado, da concorrência, a produtividade da sua equipe e seus custos, principalmente o ROI (Retorno sobre investimento).

É importante identificar onde e como os recursos da empresa estão sendo gastos e se eles estão retornando para a empresa. Caso você esteja mais gastando do que ganhando dinheiro, está na hora de fazer uma check up no seu negócio.

Um setor, por exemplo, que tende a ter um ROI baixo é o de logística, pois o custo com frotas é sempre variável – depende do preço do combustível, pedágio, manutenção do carro, etc.

4) Identifique os valores ideológicos e as filosofias da sua empresa

É importante saber identificar com precisão quais são os valores que regem a empresa; isto é, as filosofias de ação que cotidianamente estão aplicadas nas tomadas de decisão, na gestão de crise e nos processos em geral. O estabelecimento desse propósito é essencial para saber ler e compreender a matriz empresarial, de forma a alcançar metas e eventualmente economizar recursos e otimizar processos.

O processo de assimilar os valores ideológicos de uma empresa está completamente atrelado a missão e a busca de objetivos/metas. Para exemplificar, pergunte-se: qual é a visão da sua empresa? Quais os valores que regem as atitudes dos seus integrantes na tomada de decisões? E qual é a sua missão primordial?

5) Atente-se ao comportamento do seu público-alvo

O mercado está em constante mutação, o seu público também. Os anseios, necessidades, objetivos e padrões de consumo e comportamento do público estão sempre sendo reinventados e/ou influenciados.

Então, é preciso estar sempre atento a essas mudanças, principalmente com o que sua empresa está fazendo que está dando certo – trazendo novos clientes – e o que não está trazendo bons resultados. Corrija as falhas e invista no que está dando certo.

6) Defina metas claras e métricas para avaliar os resultados

As metas e objetivos devem ser claras e alcançáveis, com seus prazos bem definidos. É importante ter em mente como, quando e o que você fará para alcançar os resultados estipulados.

7) Explore suas potencialidades

Através da análise das métricas e resultados, identifique quais são os principais diferenciais da sua empresa e invista seus esforços nele.

Por exemplo, a sua empresa tem um time de vendas pequeno e que vem apresentando bons resultados mesmo com poucos recursos. Por que não investir mais nesse setor, ampliando o time e disponibilizando mais recursos? Se você tem gastado muito com outro setor, como o de logística, e obtido pouco retorno, talvez esteja na hora de reconsiderar seus esforços.

8) Organize e coloque em prática

Definido o planejamento estratégico da sua empresa, está na hora de transformá-lo em planos de ação para cada setor.

Então de maneira geral, o planejamento estratégico funciona como uma mapa norteador para a empresa, mostrando como ela deve agir para obter os resultados esperados. É importante lembrar que ele não funciona apenas como uma ferramenta de controle ou supervisão, mas também de decisão.

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