Segurança do trabalho é um conjunto de normas voltadas para a saúde e segurança do trabalhador, a aquisição dessas normas traz diversos benefícios ao estabelecimento, poderia ela estar associada a expansão da sua empresa? É possível transformar a qualidade da produção através da NR-12? Como diminuir os acidentes de trabalho da sua empresa?

Confira neste post como acionar e adequar sua empresa a NR-12.

Introdução

O sonho de todo empreendedor é ver o seu negócio se expandir e obter uma rentabilidade cada vez maior na empresa. Para que esse sonho seja alcançado é preciso ter uma base sólida, ou seja, a empresa precisa ser bem estruturada. Nesse sentido é natural pensarmos em melhorias que impactam diretamente na obtenção de lucros, como exemplo, possuir um bom setor de vendas. Ademais, na maioria dos casos, as empresas possuem um grande déficit em áreas que não implicam diretamente na geração de lucros da companhia e, a longo prazo podem levar essas à falência.

É o caso da Norma Regulamentadora 12, que tem como objetivo estabelecer regras para a operação de máquinas e equipamentos industriais, a fim de garantir a proteção e saúde dos trabalhadores. Por certo, quando uma empresa aplica a NR-12 de maneira precária ou não quando não aplica pode resultar em graves consequências como acidentes de funcionários no trabalho e processos judiciais por condições insalubres.

Pontos principais

A Norma Regulamentadora estabelece alguns parâmetros principais visando a situação de cada empresa, usualmente ela conta com o uso de Equipamento de Segurança Individual – EPI e Equipamento de segurança coletivo – EPC em ambientes que proporcionam risco ao trabalhador. Também é necessário na constituição do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), quando estabelecido determinado risco especificado em norma e com mais de cinquenta funcionários.

Quando o serviço é proporcionado através do uso de maquinário, é necessário a adequação para proporcionar maior salubridade ao trabalhador, utilizando muitas vezes o uso de telas, grades, espaçamento de segurança entre outros meios para a adequação da norma. Cada empresa necessita de diferentes meios para possibilitar ao seu trabalhador maior segurança e confiança no meio de trabalho.

Acidentes do trabalho

É o que ocorre com o empregado no exercício do emprego, ou a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação que cause morte, a perda ou redução temporária/permanente da capacidade para o trabalho. No contexto atual, acidentes do trabalho são recorrentes uma vez que o proprietário não enxerga a NR-12 como prioridade, logo os funcionários ficam vulneráveis a acidentes e como resultado o desempenho pode ser afetado, já que está executando a sua função com riscos, prejudicando a empresa.

Processos trabalhistas

Um funcionário que trabalha em uma empresa que não se preocupa com a segurança do trabalho se acidenta no exercício, ele pode resolver o problema de maneira judicial e as consequências são negativas, visto que a empresa perde partes dos seus lucros para arcar com os custos do processo, possível indenização para o funcionário lesado, além de perder credibilidade para contratar novos funcionários.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

NR-12 associada à expansão

A adequação da NR-12 no meio empresarial oferece benefícios voltados à ausência de determinados prejuízos, automaticamente voltado a instalação de maior lucro à empresa. O estabelecimento da norma oferece maior segurança aos seus trabalhadores evitando o afastamento de funcionários. Além disso, a preocupação com o trabalhador contribui em uma visão exterior da empresa e auxiliando em uma estratégia de marketing, assim como a qualidade e produtividade de seu serviço.

Os fatores de marketing, produtividade e saúde dos funcionários influenciam diretamente e auxiliam na aquisição de mais lucros. Se você como gestor pensa em expandir seus negócios, o lucro é um fator decisivo para que isso aconteça.

Benefícios a longo prazo (expansão do negócio)

Nessa perspectiva, uma empresa que cumpre os requisitos da NR-12 está pronta para se desenvolver com segurança, evitando possíveis acidentes de empregados na operação de máquinas e possíveis processos judiciais que podem pesar no caixa da empresa, sendo capaz de causar danos irreparáveis.

A adequação da norma é realizada através da análise dos riscos e cenários, abrangendo de forma personalizada cada empresa e seus possíveis riscos, garantindo ao trabalhador maior segurança e confiabilidade no ambiente de serviço.

Se você está procurando adequar a sua empresa às Normas de Segurança converse com um de nossos consultores.

FALE CONOSCO

 

Produzido por: Amanda Borges (Diretora de Projetos da Ômega Júnior), Andrei Pereira (Gerente de Negócios da Ômega Júnior).