O que é Segurança do Trabalho?
Segurança do Trabalho (ST) é uma série de normas, procedimentos e ações preventivas com o objetivo de garantir a proteção do colaborador, proporcionando um ambiente de trabalho salubre, evitando acidentes e doenças ocupacionais.
O que são Normas Regulamentadoras?
As Normas Regulamentadoras (NR’s) consistem em regras e procedimentos que devem ser seguidas por empregadores e trabalhadores para garantir a segurança no ambiente de trabalho, prevenindo doenças e acidentes.
Atualmente existem 37 NR’s, mas hoje vamos falar da NR-12.
NR-12 e seus benefícios
A NR-12 trata a respeito da Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, definindo referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção sobre os locais de instalação, máquinas e equipamentos que serão utilizados por trabalhadores, regras de manutenção de maquinário, entre outros. Tudo para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
Benefícios de se adequar à NR-12:
- Redução de Custos
- Conformidade com a legislação trabalhista
- Aumento da vida útil dos equipamentos e máquinas
- Ganho de produtividade
- Imagem e credibilidade para a empresa
- Bem estar dos colaboradores
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Se adequando a NR-12, para evitar multas
Como já sabemos de todos benefícios oriundos de se manter regularizado nas normas da NR-12, iremos trazer como será essa adequação, objetivando evitar penalizações jurídicas. Os riscos jurídicos provenientes dos descumprimentos das normas são muito altos, o que reforça a importância da adequação.
O que a empresa necessita para se adequar?
As empresas devem possuir posse de documentos que normalizam suas operações e máquinas a partir das normas NR-12 e dentro do prazo específico estabelecido pelo Decreto nº 197, de 17 de dezembro de 2010.
Portanto a empresa deve possuir:
- Inventário de máquinas;
Uma lista das máquinas e equipamentos utilizados nos processos de fabricação que estão localizadas no estabelecimento da empresa. Essa lista deve conter as características principais de cada máquina: tipo, capacidade, sistemas de segurança e outras informações relevantes
- Planta baixa;
Um desenho em escala que mostra a relação entre, espaços e características físicas vistas de cima, contendo a localização exata das máquinas.
- Análise de risco de cada máquina;
É a especificação dos limites da máquina, identificação de perigos existentes e estimativa dos riscos associados. A máquina apresentará risco desprezível, baixo, alto, muito alto ou inaceitável e este valor poderá implicar em uma redução de risco adequada.
- Diagnóstico;
Inclui: itens padrão que atuam sobre o equipamento, evidências e conclusões que atendem à NR 12.
- Plano de ação.
Um documento no qual são registradas informações sobre as tarefas a serem feitas. A ideia é padronizar o trabalho, de maneira a se criar uma rotina para os colaboradores. Basicamente, você deve listar tópicos com as ações necessárias para atingir um objetivo.
Evitando as multas
Como já mostramos as principais adequações à Norma Regulamentadora n° 12, é hora de trazer as punições provenientes dos descumprimentos à ela.
A principal punição para irregularidades nas máquinas com a NR-12 são as multas. As infrações variam dependendo do grau e da iminência de risco apresentado. A multa pode chegar a ser até 50 vezes o valor do equipamento.
O cálculo das infrações e penalidades é feito de acordo com a NR-28. O valor final depende de vários fatores como quantidade de funcionários, reincidência, descumprimento de prazos e vários outros.
Além disso, deve-se observar que cada máquina pode ser notificada mais de uma vez, o que pode encarecer ainda mais a punição.
Produzido por: Lucas Mendes (Gerente de Projetos da Ômega Júnior), Mariana Leão (Diretora de Comunicação da Ômega Júnior).