Introdução
Muitos brasileiros usam o seus espaço físico apenas de forma intuitiva, deixando as coisas onde acham que estarão bem colocadas, porém o estudo do espaço físico de uma unidade produtiva se intensificou no século XX e já no cenário atual ainda na era pós moderna, porém no século XXI cada vez mais os empresários vem buscando por otimizar seus processos de produção, e isso está ligado a muitos fatores, principalmente a disposição dos equipamentos no local de trabalho e o fluxo de pessoas.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
A importância desse estudo se deve principalmente a dois fatores, econômicos e científico. Podemos dizer que o arranjo físico, que comumente é chamado de Layout, atua como um plano mestre, interligando vários fatores importantes para uma organização se manter ativa, sendo eles o homem, material, dinheiro, maquinas e mercado.
O que é layout?
Considerado um procedimento de administração ele consiste na organização do espaço físico buscando uma interface homem-máquina levando sempre em consideração:
- Dimensões dos equipamentos
- Corredores para circulação de matérias primas
- Áreas de circulação do funcionário
- Aspectos de engenharia humana (comprimento de membros do corpo considerando seus movimentos para determinada atividade) para saber os espaços necessários para operação
- Ergonomia
Um layout bem estruturado permite a rápida movimentação da matéria prima pelo sistema produtivo como também o bem estar do operador, dessa forma menos tempo é perdido no processo, otimizando assim o lead time da produção. O estudo do Layout atua na reestruturação do espaço físico, de forma que o fluxo obedece a uma sequência lógica produtiva, com intuito de reduzir a movimentação das matérias primas dentro da fábrica ou estabelecimento.
Considerando diversas variáveis como obstáculos e cruzamentos de matérias primas acabadas ou não, é possível diminuir muito as chances de acidentes. A disposição do layout é um assunto muito importante, visto que se mal elaborado pode ser muito custosa e não eficiente, gerando assim gastos desnecessário para a organização.
Por que você precisa de um estudo de Layout?
Esse estudo busca analisar a relação homem e máquina e seu posicionamento dentro da empresa, de forma que otimize o deslocamento do funcionário, manuseio de ferramentas e sua distância entre postos sempre prezando por questões ergonômicas para que a saúde do colaborador não seja prejudicada e ainda de forma positiva atuando na relação empresaXfuncionário, onde este último quando satisfeito é mais produtivo.
Além disso, com esse estudo é possível reduzir o custo de um produto sem afetar na qualidade ou valor final do produto, levando a uma maior lucratividade para o empresário e ajudando na competitividade de mercado e de forma direta a esses fatores a produtividade aumentará.
Fatores a serem levados em consideração na hora de escolher o tipo de layout adequado:
- Segurança
- Sinalização
- Iluminação
- Conforto para os operadores
- Facilidade de acessos
- Capacidade produtiva das maquinas e equipamentos
fonte: https://unsplash.com/photos/tAnzPbVXjQo
Se seu comercio, indústria, empresa apresenta ineficiência das instalações, ambiente de trabalho inadequado, excesso de estoque, manuseios excessivos, movimentações cansativas, fluxograma bagunçado, acumulo de colaboradores ociosos, então uma alteração no espaço físico pode ser a solução, e você poderá se agraciar com os benefícios convincentes de um bom layout:
- Redução do tempo parado de maquinas e operadores, ou seja, diminuindo a ociosidade.
- Excelente utilização do espaço interno disponível.
- Melhoria na movimentação de pessoas dentro da unidade produtiva.
- Atividade como controle e supervisão serão executas de formas mais fáceis.
- Redução do Lead time, ou seja, redução do tempo do tempo entre processos.
- Redução de custos.
Tipos de Layout
- Layout Posicional (fixo ou project shop)
- Layout por Produto (linha ou flow shop)
- Layout por Processo (funcional ou job shop)
- Layout Celular
- Layout Misto
Onde cada um desses possui um objetivo, aplicação, vantagem e desvantagem. Mas não se engane, esse estudo de layout não esta restrito apenas a industrias, mas também é comumente aplicado em lojas como padarias, restaurantes, mercearias, oficinas, consultórios odontológicos e etc.
fonte: https://unsplash.com/photos/EZt7OJagHyY
Ainda possui dificuldades em estabelecer o valor real dos seus produtos ou serviços?