Todo mundo adora um herói, mas quando o resultado das vendas depende do esforço de poucos “heróis”, a oportunidade de aumento de receita é algo limitado. Por isso, motivar e capacitar toda a equipe é a melhor maneira de aumentar a receita de maneira equilibrada.
Com isso, temos três fatores fundamentais para aumentar as suas vendas, que são:
- Recursos e pessoas.
- Treinamento e motivação.
- Geração de leads.
Desta maneira, é preciso primeiro, analisar estes três fatores fundamentais de como melhorar as vendas da sua empresa, e em seguida, analisarmos e definirmos as estratégias para aumentar as vendas de forma ágil, prática e efetiva.
Sendo assim, aqui estão algumas dicas para alavancar as suas vendas:
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Descubra o seu público e o que interessa a ele
É muito importante saber a idade média, sexo, preferências, região em que vive e comportamento dos seus clientes.
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Defina a sua meta
Quer divulgar um novo serviço? Aumentar as vendas de determinada linha? Promover combos e promoções? É essencial a criação de uma ou mais metas a serem cumpridas por cada setor da empresa, para alcançarem juntos uma meta global (meta que a empresa, em si, deve alcançar).
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Conheça a concorrência e outras páginas de interesse
Uma boa fonte de inspiração para a sua empresa, de temas, linguagem e horários de postagens, pode ser as páginas de concorrentes que estejam alcançando sucesso nas redes sociais e até de marcas de outros produtos e serviços, mas que também falem com o seu público.
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Monte um planejamento real
Comece fazendo um cronograma semanal, com um post diário, por exemplo. Na segunda-feira poderá focar no produto, na terça-feira falar sobre comportamento, na quarta-feira contar uma curiosidade da produção, na quinta-feira trazer uma dica de uso etc. Depois, faça o planejamento mensal.
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Tenha ritmo e periodicidade
É muito importante ter constância, postar sempre. Mostre que a sua empresa se preocupa com a página, melhore as mensagens e, com o tempo, vá aumentando as postagens.
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Crie conexão/relacionamento com o seu público
As redes sociais são um ambiente de conversa. Então, não adianta falar sozinho. Responda os questionamentos dos usuários, crie ações para trazer mais o público para a página, compartilhe a história positiva de algum cliente com a sua marca etc.
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Melhore os seus resultados
Não vale só postar se você não souber os resultados do que está fazendo. Por isso, é fundamental medir o desempenho das suas publicações. Conheça os horários de pico na sua página e os posts que tiverem mais sucesso. Ajuste o seu planejamento com base nesse resultado.
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Desenvolva ações criativas
Chame o seu público para participar e compartilhar o conteúdo com mais pessoas. O engajamento vale ouro, literalmente, nas redes sociais. Pense em concursos culturais, por exemplo, para atrair mais pessoas!
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Invista em campanhas
Se conseguir alguma verba extra, invista em impulsionar posts estratégicos e em campanhas para aumentar o seu público.
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Amplie as suas redes
Avalie ampliar as suas ações para mais redes sociais, atingindo ainda mais audiência. Uma dica é ver como promover a sua marca no YouTube, no LinkedIn e Instagram, por exemplo.
Agora que foram dadas algumas dicas para alavancas as suas vendas, devemos pensar também, em como melhorar a empresa como um todo. Além do mais, as vendas são frutos de como a empresa se comporta e como o dono da mesma, age em prol da mesma.
Com isso, separamos alguns erros que não devem ser cometidos na sua empresa:
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Não pesquisar seu mercado o suficiente
Saber mais sobre onde você vai atuar parece óbvio, mas é um erro que muitos empreendedores de primeira viagem cometem: eles enxergam uma oportunidade e abrem a empresa, sem ver antes se já há concorrentes ou consumidores, por exemplo.
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Achar que irá ganhar dinheiro instantaneamente
Um dos maiores erros dos empreendedores é não imaginar que suas ideias podem demorar meses ou anos para renderem aquilo que foi gasto – e mais ainda para gerar lucro. “Você precisa de mais capital do que apenas o mínimo para cobrir custos de infraestrutura”, alerta o empreendedor Peter Baskerville. “É uma grande falha não perceber a importância do fluxo de caixa, muito além do lucro. Você precisa manter uma reserva de 10 a 13 semanas de capital de giro para sobreviver.”
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Trabalhar até a exaustão e acumular mil e uma tarefas
Se você não tirar um tempo para cuidar de você mesmo, ninguém irá. E é preciso que o fundador esteja bem para que possa dar atenção aos outros membros também. “Será que o fundador de uma empresa recém-inaugurada precisa mesmo gastar seu tempo avaliando cada alternativa dentro da área de recursos humanos, por exemplo, no lugar de focar no produto e nos clientes?”, pergunta o empreendedor Lucas Carlson, do AppFog. “Algumas pessoas acham que ser CEO quer dizer estar envolvido em tudo. Mas isso, na verdade, só atrapalha e retarda o progresso do negócio. Cerque-se de pessoas inteligentes e delegue, delegue e delegue.”
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Comprometer muito dinheiro no começo do negócio
Quando um empreendedor vê um primeiro sinal de sucesso em sua empresa, a tendência é começar a assumir compromissos, já projetando que os tempos de bonança continuarão para sempre. “Não estou falando para você ser pessimista e ver apenas o copo vazio, mas o seu copo também não deveria estar transbordando”, afirma o empreendedor e mentor Lonnie Sciambi. “Seja um duro realista, especialmente quanto a licenças de equipamento e contratos de locação. Continue a atuar como se você fosse quebrar amanhã, e administre seu dinheiro segundo esse pensamento.”
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Não colocar a casa em ordem
Em toda empresa é preciso organizar as diversas áreas do negócio – o que inclui manter documentação e contabilidade em dia. “É fácil para uma startup que cresce rápido deixar essas obrigações passarem. Porém, se seu objetivo é vender a empresa ou conseguir um investimento, é melhor manter tudo arrumado agora do que ter de fazer isso às pressas depois”, diz o investidor Muril Ravi. Isso não significa que você precise fazer isso por conta própria: segundo Ravi, pagar um profissional para regularizar sua empresa é um dinheiro bem investido.
Com isso, pudemos ver diversos erros que são cometidos pelos donos das empresas, e que devem ser evitados. Também tivemos diversa dicas para alavancar o seu negócio. Assim devemos sempre mantermos os pés no chão e assumirmos que nem tudo na empresa devem ser feitos pelo CEO e proprietários, muitas vezes, fazermos um investimento para organizarmos e melhorarmos os serviços da empresa, não devem ser vistos como perder dinheiro, e sim que você está “comprando dinheiro”, pois o retorno que este investimento pode te dar, é algo que pode melhorar o rendimento da sua empresa em 100%, 200% ou até mais.