Todo mundo adora um herói, mas quando o resultado das vendas depende do esforço de poucos “heróis”, a oportunidade de aumento de receita é algo limitado. Por isso, motivar e capacitar toda a equipe é a melhor maneira de aumentar a receita de maneira equilibrada.

 

Com isso, temos três fatores fundamentais para aumentar as suas vendas, que são:

  • Recursos e pessoas.
  • Treinamento e motivação.
  • Geração de leads.

 

Desta maneira, é preciso primeiro, analisar estes três fatores fundamentais de como melhorar as vendas da sua empresa, e em seguida, analisarmos e definirmos as estratégias para aumentar as vendas de forma ágil, prática e efetiva.

Sendo assim, aqui estão algumas dicas para alavancar as suas vendas:

 

  1. Descubra o seu público e o que interessa a ele

    É muito importante saber a idade média, sexo, preferências, região em que vive e comportamento dos seus clientes.

  2. Defina a sua meta

    Quer divulgar um novo serviço? Aumentar as vendas de determinada linha? Promover combos e promoções? É essencial a criação de uma ou mais metas a serem cumpridas por cada setor da empresa, para alcançarem juntos uma meta global (meta que a empresa, em si, deve alcançar).

  3. Conheça a concorrência e outras páginas de interesse

    Uma boa fonte de inspiração para a sua empresa, de temas, linguagem e horários de postagens, pode ser as páginas de concorrentes que estejam alcançando sucesso nas redes sociais e até de marcas de outros produtos e serviços, mas que também falem com o seu público.

  4. Monte um planejamento real

    Comece fazendo um cronograma semanal, com um post diário, por exemplo. Na segunda-feira poderá focar no produto, na terça-feira falar sobre comportamento, na quarta-feira contar uma curiosidade da produção, na quinta-feira trazer uma dica de uso etc. Depois, faça o planejamento mensal.

  5. Tenha ritmo e periodicidade

    É muito importante ter constância, postar sempre. Mostre que a sua empresa se preocupa com a página, melhore as mensagens e, com o tempo, vá aumentando as postagens.

  6. Crie conexão/relacionamento com o seu público

    As redes sociais são um ambiente de conversa. Então, não adianta falar sozinho. Responda os questionamentos dos usuários, crie ações para trazer mais o público para a página, compartilhe a história positiva de algum cliente com a sua marca etc.

  7. Melhore os seus resultados

    Não vale só postar se você não souber os resultados do que está fazendo. Por isso, é fundamental medir o desempenho das suas publicações. Conheça os horários de pico na sua página e os posts que tiverem mais sucesso. Ajuste o seu planejamento com base nesse resultado.

  8. Desenvolva ações criativas

    Chame o seu público para participar e compartilhar o conteúdo com mais pessoas. O engajamento vale ouro, literalmente, nas redes sociais. Pense em concursos culturais, por exemplo, para atrair mais pessoas!

  9. Invista em campanhas

    Se conseguir alguma verba extra, invista em impulsionar posts estratégicos e em campanhas para aumentar o seu público.

  10. Amplie as suas redes

    Avalie ampliar as suas ações para mais redes sociais, atingindo ainda mais audiência. Uma dica é ver como promover a sua marca no YouTube, no LinkedIn e Instagram, por exemplo.

 

Agora que foram dadas algumas dicas para alavancas as suas vendas, devemos pensar também, em como melhorar a empresa como um todo. Além do mais, as vendas são frutos de como a empresa se comporta e como o dono da mesma, age em prol da mesma.

Com isso, separamos alguns erros que não devem ser cometidos na sua empresa:

  • Não pesquisar seu mercado o suficiente

    Saber mais sobre onde você vai atuar parece óbvio, mas é um erro que muitos empreendedores de primeira viagem cometem: eles enxergam uma oportunidade e abrem a empresa, sem ver antes se já há concorrentes ou consumidores, por exemplo.

  • Achar que irá ganhar dinheiro instantaneamente

    Um dos maiores erros dos empreendedores é não imaginar que suas ideias podem demorar meses ou anos para renderem aquilo que foi gasto – e mais ainda para gerar lucro. “Você precisa de mais capital do que apenas o mínimo para cobrir custos de infraestrutura”, alerta o empreendedor Peter Baskerville. “É uma grande falha não perceber a importância do fluxo de caixa, muito além do lucro. Você precisa manter uma reserva de 10 a 13 semanas de capital de giro para sobreviver.”

  • Trabalhar até a exaustão e acumular mil e uma tarefas

    Se você não tirar um tempo para cuidar de você mesmo, ninguém irá. E é preciso que o fundador esteja bem para que possa dar atenção aos outros membros também. “Será que o fundador de uma empresa recém-inaugurada precisa mesmo gastar seu tempo avaliando cada alternativa dentro da área de recursos humanos, por exemplo, no lugar de focar no produto e nos clientes?”, pergunta o empreendedor Lucas Carlson, do AppFog. “Algumas pessoas acham que ser CEO quer dizer estar envolvido em tudo. Mas isso, na verdade, só atrapalha e retarda o progresso do negócio. Cerque-se de pessoas inteligentes e delegue, delegue e delegue.”

  • Comprometer muito dinheiro no começo do negócio

    Quando um empreendedor vê um primeiro sinal de sucesso em sua empresa, a tendência é começar a assumir compromissos, já projetando que os tempos de bonança continuarão para sempre. “Não estou falando para você ser pessimista e ver apenas o copo vazio, mas o seu copo também não deveria estar transbordando”, afirma o empreendedor e mentor Lonnie Sciambi. “Seja um duro realista, especialmente quanto a licenças de equipamento e contratos de locação. Continue a atuar como se você fosse quebrar amanhã, e administre seu dinheiro segundo esse pensamento.”

  • Não colocar a casa em ordem

    Em toda empresa é preciso organizar as diversas áreas do negócio – o que inclui manter documentação e contabilidade em dia. “É fácil para uma startup que cresce rápido deixar essas obrigações passarem. Porém, se seu objetivo é vender a empresa ou conseguir um investimento, é melhor manter tudo arrumado agora do que ter de fazer isso às pressas depois”, diz o investidor Muril Ravi. Isso não significa que você precise fazer isso por conta própria: segundo Ravi, pagar um profissional para regularizar sua empresa é um dinheiro bem investido.

 

Com isso, pudemos ver diversos erros que são cometidos pelos donos das empresas, e que devem ser evitados. Também tivemos diversa dicas para alavancar o seu negócio. Assim devemos sempre mantermos os pés no chão e assumirmos que nem tudo na empresa devem ser feitos pelo CEO e proprietários, muitas vezes, fazermos um investimento para organizarmos e melhorarmos os serviços da empresa, não devem ser vistos como perder dinheiro, e sim que você está “comprando dinheiro”, pois o retorno que este investimento pode te dar, é algo que pode melhorar o rendimento da sua empresa em 100%, 200% ou até mais.