Introdução

Criada pelos desenvolvedores Ken Schwaber e Jeff Sutherland, a metodologia Scrum é um framework usado para potencializar o trabalho da equipe de projetos e controlar a evolução do produto de forma eficaz, dando foco na qualidade e nos prazos. Ela é composta por ciclos de atividades programadas, com planejamento de tarefas e datas de início e fim.

scrum metodlogia

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Scrum é uma das metodologias ágeis e está diretamente relacionada à necessidade de oferecer respostas rápidas e entregas que liberem produtos funcionando, com mais agilidade e excelentes índices de qualidade. Influenciando na otimização e organização da equipe de desenvolvimento, melhorando o rendimento, entregando mais resultados, sempre de forma rápida, escalável e organizada.

Nos dias atuais, praticamente todas as organizações buscam melhorar a eficiência das suas equipes e reduzir desperdícios de tempo e de recursos. Entregar produtos e serviços de melhor qualidade para encantar os clientes é algo básico para quem pretende se manter competitivo. Com um mercado que funciona em um ritmo extremamente acelerado, faz com quê uma das principais características da época em que vivemos seja a necessidade de agilizar os processos de trabalho. Com a metodologia Scrum, as empresas conseguem identificar oportunidades e desenvolver soluções em um curto espaço de tempo, adquirindo vantagem competitiva. Vantagem esta que faz com que todos os times tenham a base necessária para serem mais eficazes e produtivos.

Considerando cenários em que há mudança de necessidades, como o surgimento do COVID-19, que causou e têm causado um grande impacto no panorama atual, os membros serão capazes de avaliar rapidamente o que deve ser feito para se adaptarem e diminuir o impacto das alterações no fluxo de trabalho.

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A Origem do Scrum:

Um grupo de especialistas se reuniu no ano 2000 para elaborar um conjunto de práticas que servisse de referência para quem quisesse ser mais rápido e eficiente nesse trabalho. O resultado da reunião foi o Manifesto Ágil, um marco para o desenvolvimento e a pedra fundamental para diversos frameworks.

O Scrum está diretamente relacionado com esse movimento, mas sua concepção é anterior. Em 1986, Hirotaka Takeuchi e Nonaka Ikujiru elaboraram uma estratégia mais flexível e ágil para otimizar a fabricação de automóveis e outros produtos. O artigo publicado trazia as ideias que serviam de base para o Scrum. A principal característica do método era mudar a forma como a equipe trabalhava: em vez de uma série de processos em paralelo, todos trabalhariam focados nos mesmos objetivos, de forma cooperativa.

Quando usar o Scrum:

A metodologia Scrum é bastante flexível, por isso pode ser adaptada para vários tipos de negócios. Um dos fatores que determinam o sucesso e o fracasso da iniciativa, é quem será o responsável por definir como será implantada a estratégia de negócio com o auxílio do método, sendo fundamental esta pessoa ser um bom profissional da área.

Em relação à inseguranças na adoção desta metodologia ágil, recomenda-se a implantá-la em um único projeto de baixo risco, com um intuito de comparar seu desempenho com o do método tradicional, buscando um resultado de mais agilidade e qualidade.

Layout

Aplicação do Scrum

Os 3 Pilares:

  1. Transparência

Todo projeto desenvolvido deve partir de um planejamento detalhado, definindo assim os objetivos específicos a serem alcançados, fornecendo a todos os membros da equipe informações para realizar seu trabalho. Destacando a importância de manter essas informações em um ambiente de fácil acesso para consulta.

  1. Inspeção

Nada mais é do que um acompanhamento dos gestores, mantendo o controle das atividades em desenvolvimento, garantindo que os objetivos estejam sendo alcançados e do prazo estimado.

  1. Adaptação

Este pilar é um dos grandes diferenciais da metodologia Scrum, pois após a aplicação dos anteriores, os membros têm controle de todo o processo e o cliente passa a ter um contato mais direto do desenvolvimento, expondo mais detalhadamente suas necessidades e aprovando as novas implementações. Com isto, ajustes que geram melhorias e otimizações no produto, são feitos ao longo de todo o processo. Um exemplo disto seria a inspeção identificar algo de errado no desenvolvimento do produto, tornando possível adaptações com novas ideias e oportunidades de melhoria, sendo capaz de adaptar rapidamente para esta nova demanda.

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Conceitos:

  • Sprint:

É o nome dado para os ciclos de cada projeto. Em geral são ciclos mensais e são determinados para as que as tarefas sejam realizadas.

  • Product backlog:

É o nome dado para o conjunto de objetos de um projeto. No caso de um projeto de desenvolvimento de software, é o nome dado ao pacote de funcionalidades a serem desenvolvidas em um projeto.

  • Sprint Planning Meeting:

São reuniões periódicas que acontecem no início de cada sprint, ou ciclo, para planejar e priorizar os itens do Product Backlog que serão desenvolvidos naquele período.

  • Sprint Backlog:

São as tarefas específicas que serão realizadas e desenvolvidas em cada ciclo ou sprint.

  • Daily Scrum:

Reunião diária com os membros de pé, sendo rápida e objetiva. Com o intuito de alinhar toda a equipe, discutindo as atividades desenvolvidas, disseminar conhecimento, identificar obstáculos que possam ter surgido, definir e priorizar o trabalho daquele dia.

  • Sprint Review Meeting:

Reunião que acontece ao final de cada sprint para que a equipe apresente o que foi realizado e os resultados do trabalho desenvolvido naquele ciclo. Após essa etapa, todos seguem para a próxima sprint.

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Etapas do Scrum:

  1. Product Owner

Para iniciar, é fundamental ter um Product Owner. Ele é o responsável pela visão e deve dominar os requisitos do produto. É esse profissional que avalia os riscos e benefícios do projeto e o que pode ou não ser feito. Ele é encarregado de entender a necessidade do cliente, bem como incentivar e motivar a equipe.

  1. Scrum Master

O Scrum master é o responsável pelo projeto. Ele guia a equipe em relação à estrutura do trabalho, além de ajudar os integrantes a superar dificuldades que possam comprometer sua produtividade. Por esse motivo, deve dominar os processos e as cerimônias do Scrum. Ele é o líder servidor da equipe e a auxilia no cumprimento dos objetivos.

  1. Product Backlog

É a lista de todas as tarefas necessárias para transformar a visão em realidade. Ela evolui ao longo do desenvolvimento do produto e deve ser bem estruturada para que atenda integralmente à necessidade do cliente. A atuação do Product Owner deve priorizar esses itens para garantir a produtividade.

A equipe do projeto deve ser capaz de determinar se cada item do backlog é factível, se há informações suficientes e, ainda, elaborar estimativas para eles. Com isso, pode-se determinar a produtividade ou a velocidade do projeto.

  1. Sprint

Na primeira reunião, a equipe define o primeiro sprint e seu respectivo sprint backlog. O objetivo de cada sprint é entregar um produto que possa ser usado, ou seja, algo que é testado, inspecionado e que poderia ser entregue ao usuário final. Essa característica não existe em outros métodos de trabalho.

Durante o sprint, há reuniões diárias de, no máximo, 15 minutos. Nelas, cada integrante da equipe demonstra o que foi feito no dia anterior, o que será feito no dia e quais impedimentos foram encontrados. Ao final do sprint, é importante avaliar o que deve ser repetido, o que deve ser melhorado e o que deve ser descartado.

  1. Equipe

É preciso que os integrantes sejam capazes de entregar os resultados no prazo estipulado, sem atrasos. As diversas partes do projeto devem ser cumpridas por eles de forma satisfatória para que a visão do Product Owner se torne possível. A motivação desses profissionais deve ser constante, para garantir o nível de entrega e compromisso necessários. Afinal, eles são os responsáveis por construir o produto.

  1. Mudanças

Quando alterações forem necessárias, é o momento do segundo sprint. O que não pode ser concluído ou precisa de mais especificações deve ser planejado para ser finalizado no próximo sprint. No Scrum, as mudanças são incrementais, com o objetivo de chegar a um produto funcional.

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