Comunicação Não-Violenta: Fortalecendo a cultura interna da sua empresa

Duas pessoas da sua empresa não entendem? Companheiros de serviço que não conseguem trabalhar juntos? Um colega de trabalho que te tira do sério? Um chef incapaz de entender e dialogar com a própria equipe? Provavelmente você já passou por alguma dessas situações certo? Conflitos em ambientes de trabalha sempre irão existir.  No entanto, muitos podem ser evitados com a comunicação não violenta.

Quando analisamos o meio corporativo, percebemos que grande parte dos problemas tem raízes na comunicação entre os colaboradores. Isso se deve pelo fato de utilizarmos a comunicação apenas no seu sentido literal, de fazer com que uma informação chegue no receptor, e não no modo como ela chega e é recebida pelo mesmo. Contudo, é importante saber que existe sim uma forma saudável de se comunicar com os outros, preservar as diferenças e a qualidade das relações, permitindo assim um trabalho harmônico e alcance um objetivo comum. E não é possível de falar em comunicação efetiva e não abordar um dos temas mais comentados no momento sobre o assunto, a famosa “Comunicação Não-Violenta”.

Mas afinal, o que é CNV? Esse conceito foi desenvolvido pelo Marshall Rosenberg, psicólogo americano, em 1960 e divulgado no mundo logo depois. Em um de seus livros sobre o assunto, Marshall descreve a comunicação não-violenta da seguinte forma:

Em resumo, a CNV distingue observações de juízos de valor; sentimentos de opiniões; necessidades de estratégias; pedidos de exigências. Se guiar por esses princípios ajuda a evitar rotulações e desrespeito nessa troca que é a comunicação. Ela se baseia em entender sentimentos e valores para manter uma comunicação honesta, sem usar de artifícios de retórica, motivações ocultas e jogos de palavras. (MARSHALL, 2006)

Ou seja, a comunicação não violenta tem como principal objetivo a resolução de conflitos utilizando técnicas que estimulem a compaixão e empatia, reduzindo assim frustrações e estresses do cotidiano.  Com essa finalidade, a CNV se baseia em 4 pilares que quando praticados podem mudar as relações entre as pessoas, além de gerar um ambiente de trabalho mais agradável, trazendo mais produtividade e resultados da empresa. Os pilares são:

  1. Observar sem julgar

É importante que nossas observações sejam sempre baseadas em fatos, ações e falas que estão incomodando e gerando conflito, e não nas nossas interpretações pessoais dessas atitudes. Por exemplo, um de seus funcionários sempre chega atrasado e isso acaba atrapalhando algumas reuniões de alinhamento, em vez de dizer apenas “Você sempre chega atrasado!” pode tentar dizer “Nas três últimas reuniões você chegou atrasado e isso acabou atrapalhando nossas reuniões.”

  1. Nomeie seus sentimentos

Depois de observar o que levou ao conflito, devemos fazer uma autorreflexão identificando os sentimentos e expresse-os de maneira clara. Nessa parte é importante utilizarmos palavras que definam realmente sentimentos e não julgamentos. Por exemplo, em algum momento de uma reunião você acabou sendo ignorado, em vez de dizer “Na última reunião você não me deixou expressar as minhas opiniões e eu me senti ignorado.”, onde “ignorado” seria uma ação de terceiro “você está me ignorando”, você pode tentar dizer que “Na última reunião você não me deixou expressar as minhas opiniões e eu me senti frustrado com isso.” Dessa forma, cria-se mais empatia abrindo assim um canal de comunicação mais direto e sincero.

  1. Identifique e comunique suas necessidades

Após nomear nossos sentimentos podemos identificar as necessidades e motivações que são apontadas por eles. Se está se sentido desrespeitado, qual foi a real necessidade não atendida que gerou esse sentimento? Por exemplo, “Nas três últimas reuniões você chegou atrasado e isso acabou atrapalhando nossas reuniões e eu me senti irritado.” Nesse caso, quais seriam os motivos dessa irritação?

Após entender essas necessidades que não foram atendidas, você pode comunica-las. “Nas três últimas reuniões você chegou atrasado e isso acabou atrapalhando nossas reuniões e eu me senti irritado. E eu estou irritada pois gostaria de ser mais reconhecido e valorizado por essa equipe.” Além de compreender suas necessidades e muito importante compreender as necessidades dos outros indivíduos também, por exemplo, quando sua mãe brigava pelo fato de você não ter lavado a louça, qual é a real necessidade dela nessa situação? Será que ela está cansada de sempre encontrar a casa suja quando chega do serviço?

Segundo Marshall (2006) “Todo ato de violência é uma expressão trágica de uma necessidade não atendida”, portanto, antes de reagir a uma fala que não gostou e iniciar um conflito, porque não entender qual a real necessidade da pessoa por trás disso?

  1. Peça ao invés de mandar

Após comunicarmos nossas necessidades, podemos expressar nossos pedidos, porém de forma clara e objetiva, sempre com uma linguagem positiva. No lugar de dizer “Não chegue atrasado!” você pode dizer “Gostaria que nas próximas reuniões você chegasse no horário”. Um ponto importante e certificar-se que a pessoa entendeu seu pedido, portanto, sempre pergunte algo no final como “Posso conta com você?”

ergonomia no escritório

7 dicas para utilizar a CNV no seu dia-a-dia

Existem algumas dicas que pode te ajudar a utilizar a CNV no seu dia-a-dia, são elas:

  1. Procure se comunicar sem prejulgamentos do que é certo e errado;
  2. Não compare as demais pessoas, nem se compare;
  3. Não utilize tons acusatórios;
  4. Explique com clareza suas necessidades;
  5. Sempre que possível se coloque no lugar do outro, imaginando como ele gostaria de ser tratado;
  6. Expresse seus pontos de vulnerabilidade caso se sinta à vontade;
  7. Antes de responder a um ataque, pense com calma e exercite sua empatia.

Benefícios da Comunicação não-violenta

Colocar os pilares da comunicação não violenta em prática pode ajudar sua empresa a fazer negócios através da empatia com os clientes e no marketing centrado no ser humano. Além disso, a CNV melhora a comunicação interna na empresa, minimizando conflitos e proporciona o bem-estar entre os colaboradores. Como essa prática podemos intensificar o sentimento de coletividade e o trabalho em equipe.

Pessoas que utilizam esse tipo de comunicação desenvolvem skills essências para o mercado de trabalho, como: capacidade de se comunicar de forma transparente e natural, capacidade de analisar fatos e situações de forma neutra, empatia e senso de pertencimento a equipe.

Portanto, uma boa comunicação é um fator essencial para o sucesso de qualquer empresa, comece hoje a aplicar a Comunicação Não-Violenta e colha os benefícios que ela pode trazer para sua equipe!

 

 

Fonte:
ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.