O que é uma Análise de Custo?
A Análise de Custos tem como objetivo examinar e mapear todos os gastos na cadeia de produção de um produto ou serviço de um negócio/empreendimento, estudando seus valores e os redimensionando com o foco na obtenção de uma melhor orientação baseada no conhecimento adquirido durante o processo para futuras adequações, tomadas de decisões, controle de etapas e maximização dos lucros.
Quando aplicar uma Análise de Custo?
Na maior parte das situações se é aplicado uma Análise de Custos no comércio, quando desafios como baixos lucros e prejuízos recorrentes se apresentam como empecilho para uma prospecção do negócio. Tais dores são provenientes da ausência de uma análise dos custos de cada etapa do processo de produção que aliadas a falta de controle dos custos e despesas, geram uma dificuldade na precificação apropriada dos produtos/serviços, e consequentemente levando a endividamentos, falta de investimento em inovação e possivelmente acarretando em uma falência.
Qual o impacto dos dados na análise de custo?
Uma má utilização de uma análise de custos não é uma análise de custos, visto que qualquer forma de descontrole é imprescindível a aplicação de uma análise de custo assertiva, isso pois, uma má análise ainda pode trazer ainda mais prejuízos do que benefícios para a empresa quando mal utilizada. O uso inapropriado pode desviar a atenção para outro departamento e/ou local e assim “mascarar” os prejuízos nas áreas fundamentais onde o problema realmente se encontra.
Desta forma, o tratamento dos dados se torna a ALMA do negócio. Sabendo disso, alguns cuidados devem ser tomados na hora de fazer uma boa análise de custos, como por exemplo:
- Conseguir distinguir os custos das despesas: os custos são os valores gastos com bens e serviços para a produção de outros bens e serviços; já as despesas são os valores gastos com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa;
- Escolher bem o meio de rateio dos custos fixos: por absorção, no qual todo os custos, sejam eles fixos ou variáveis, são absorvidos nesse método; o direto, cujo os custos variáveis são desconsiderados na absorção, separando com clareza os dois custos; e por fim o baseado em atividades, que considera as atividades que foram realizadas e geraram gastos na alocação de recursos entre os produtos desenvolvidos e/ou os serviços prestados.
Um bom tratamento nos dados, interfere diretamente na qualidade da análise. Tendo como principal fator orientador para uma alavancada dos negócios da empresa, os dados, se tornam os fatores mais importantes que proporcionam um direcionamento de ações futuras (ex: investimentos, práticas e reformas) do atual rumo do negócio.
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Quais os benefícios?
Com intermédio das informações coletadas da Análise de Custos, as dores já citadas são resolvidas e a longo prazo, os dados se tornam mais precisos e obtém-se uma classificação mais clara dos custos e despesas atreladas a uma agilidade no diagnóstico financeiro. Deste modo, o comércio alcança todos os precedentes para uma melhor alocação de recursos financeiros, uma melhor visualização do lucro e se tornar propenso a ações de melhoria contínua.
Os Quatro Resultados esperados:
Dito isso podemos classificar quatro principais retornos perceptíveis desse processo, sendo eles a classificação precisa dos custos, dados mais precisos, agilidade no diagnóstico financeiro e melhor alocação de recursos. Esses fatores são aqueles que guiarão a empresa para o sucesso e irá impulsionar seu negócio, isso pois:
- Classificação precisa dos custos: essa Classificação gerará um controle preciso de gasto, podendo demonstrar portanto, em quais áreas há gastos desnecessários e que não geram retorno;
- Dados mais precisos: Com dados mais precisos, há um controle mais preciso do dinheiro gasto;
- Agilidade no diagnóstico financeiro: uma vez que há um controle maior, há também uma percepção mais apurada de onde o dinheiro está sendo desperdiçado e mal utilizado;
- Melhor alocação de recursos: com essas ideias pode-se perceber onde o dinheiro deverá ser realocado, isto é, para as áreas que geram mais valor, e assim além de evitar o desperdício de dinheiro há maior probabilidade de gerar lucro.
Com esses quatro pilares gerados pela análise de custos, incrementaria e promoveria seu negócio, isso pois geraria uma maximização de lucros e faturamento, crescimento de vendas, maximização do aproveitamento do mercado, liderança de produto e qualidade, portanto impulsionando o negócio.
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Produzido por: Raul Júnior (Gerente de Projetos da Ômega Júnior), Thiago Ribeiro (Gerente de Negócios da Ômega Júnior).